Administração Financeira nos processos de planejamento e implementação de uma empresa do setor de Publicidade e Propaganda
DOI:
https://doi.org/10.24979/a78syd91Palavras-chave:
Administração Financeira, Planejamento Financeiro, Publicidade e Propaganda, Microempreendedor IndividualResumo
A administração financeira é o método de gerenciar os recursos financeiros da organização.A gestão financeira é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um negócio. A falta de controle financeiro continua sendo o principal alerta e também um dos principais motivos de fechamento de pequenas empresas, ainda que estas estejam na modalidade MEI - Microempreendedor Individual e que tenham facilidades burocráticas na abertura além de isenções fiscais, se faz imprescindível uma gestão eficaz na qual os gestores possam utilizar de maneira eficiente os recursos e ter condições e capital para investir na própria empresa e garantir a longevidade da mesma. Desta forma, a gestão financeira torna-se uma ferramenta de vital importância para o gestor manter a saúde financeira da empresa. Neste viés julgou-se importante analisar quais os benefícios da utilização dos recursos da Administração Financeira durante os processos de planejamento e implementação de uma empresa do setor de publicidade e propaganda em formato de MEI. A metodologia aplicada neste trabalho foi bibliográfica, do tipo descritiva-exploratória e qualitativa. Utilizou-se a pesquisa de campo como procedimento de coleta de dados, através de entrevista semiestruturada com o gestor da empresa. Com base nos resultados da pesquisa, constatamos que o uso da administração financeira e suas ferramentas de aplicação se faz imprescindível para constituição de uma empresa. Através dela o empreendedor poderá ter um controle de caixa, saber onde aplicar os recursos dentro da empresa e potencializá-los possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e aumentando os lucros.
Downloads
Referências
ADMINISTRADORES.com - Planejamento Financeiro. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/planejamento-financeiro>. Acesso em: 16 mai. 2021.
ALVARES, Jéssica Nicolodi; TRETER, Jaciara. Gestão Financeira para Microempreendedores Individuais. 1ª Edição. Cruz Alta, RS: Ed. UniCruz, 2019.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2017.
BARROS, Erico Costa. Análise financeira: enfoque empresarial. 2ª Edição. Belo Horizonte: Ed. Aquila, 2020.
BERNARDES, Jefferson Hamilton; et al. Fluxo de Caixa como ferramenta gerencial na administração financeira. 1ª Edição. Araçatuba, SP: Ed. UniSalesiano, 2020.
BRASIL - Presidência da República. Decreto nº 57.690, de 1 de fevereiro de 1966. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d57690.htm>. Acesso em: 16 mai. 2021.
BRASIL - Presidência da República. Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm>. Acesso em: 16 mai. 2021.
CONTA AZUL - O planejamento financeiro de uma agência. Disponível em: <https://blog.contaazul.com/planejamento-financeiro-agencia-de-marketing>. Acesso em: 30 abr. 2021.
DRUCKER, Peter. Management: Tasks, Responsibilities, Practices. New York, EUA: Ed. Harper & Row, 1973.
DUARTE, Gracy Astolpho. Publicidade nas redes digitais: estratégias para comunicação, consumo e entretenimento. Curitiba, PR: Ed. Appris, 2019.
EXAME - Cada R$ 1 gasto em publicidade gera R$ 8,54 para o PIB do Brasil. Disponível em: <https://exame.com/economia/cada-r-1-gasto-em-publicidade-gera-r-854-para-o-pib-do-brasil/>. Acesso em: 30 set. 2021.
FACHIN, Odília. Fundamentos da Metodologia: noções básicas em pesquisa científica. 6ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2017.
GHISLENI, Taís Steffenello; PEREIRA, Vitória Karina Rodrigues; KNOLL, Graziela Frainer. A nova era da comunicação: publicidade e propaganda no contexto das mídias sociais. Santa Maria, RS: Revista Observatório, v. 6, n. 6, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a14pt>. Acesso em: 16 mai. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2019.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 10ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Pearson, 2006.
GUIMARÃES, Jullian Lennon Albuquerque. Planejamento financeiro, estratégia competitiva na micro e pequena empresa. 16ª Edição. Goiânia, GO: Revista Especialize, v. 1, n. 9, 2018.
IBOPE - Retrospectiva 2018. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2019/05/retrospectiva_2018_FINAL.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2021.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Sextante, 2017.
LACERDA, Wanderson Braga. A importância do controle financeiro para os MEI’s. 1ª Edição. Serra, ES: Ed. Multivix, p. 66, 2018.
LEMES, Giovanni Bugni. Administração Financeira. 1ª Edição. São Paulo: Ed. Clube de Autores, 2017.
LIMA, Maria Alice Dias da Silva; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel; LIMA, Cristiane Cauduro. A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na pesquisa em enfermagem. 20ª Edição. Porto Alegre, RS: Ed. R.G.E, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2019.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2016.
NETO, Alexandre Assaf. A entrevista como um gênero do discurso. 14ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Saraiva, 2018.
NEXOOS - Planejamento financeiro nas empresas. Disponível em: <https://www.nexoos.com.br/guia-de-investimentos/planejamento-financeiro-empresarial/>. Acesso em: 18 abr. 2021.
OLIVEIRA, Ricardo da Cunha. Administração Financeira: uma análise conceitual. Revista Estação Científica. 15ª Edição. Juiz de Fora, MG: Ed. Estácio, 2016.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Orçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas. 1ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Pearson, 2017.
PRUDÊNCIO, Fernando Munhoz. O modelo de negócios das agências de publicidade e propaganda na era digital. 1ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Unesp, 2018.
QIPU - Planejamento financeiro para MEI. Disponível em: <https://www.qipu.com.br/blog/planejamento-financeiro-para-mei>. Acesso em: 27 mar. 2021.
ROCKCONTENT - Como fazer uma gestão financeira para agência de publicidade. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/gestao-financeira/>. Acesso em: 30 mar. 2021.
ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. Fundamentos de Administração Financeira. 9ª Edição. São Paulo: Ed. McGraw Hill, 2013.
SALES FORCE - Tendências para o Mercado Digital em 2021. Disponível em: <https://www.salesforce.com/br/blog/2020/12/tendencia-para-mercado-digital-em-2021.html>. Acesso em: 18 abr. 2021.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - A importância da educação financeira para empreendedores. Disponível em: <https://sebraemg.com.br/blog/a-importancia-da-educacao-financeira-para-empreendedores/>. Acesso em: 16 mai. 2021.
SEBRAE - Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-fazer-a-gestao-financeira-do-pequeno-negocio,d999a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 30 abr. 2021.
SEBRAE - Como montar uma agência de publicidade. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-de-publicidade,76887a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 01 abr. 2021.
SEBRAE - Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 18 mar. 2021.
SEBRAE - Educação financeira e empreendedorismo. Disponível em: <https://sebraeatende.com.br/system/files/educacao_financeira_e_empreendedorismo.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2021.
SEBRAE - Gestão financeira em tempos de crise. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/gestao-financeira-em-tempos-de-crise,af7868e2ce8f0710VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 18 mar. 2021.
SEBRAE - MEI - Formalização X Legalização. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/se/artigos/artigo-mei-formalizacao-x-legalizacao,7f6a99e5eda16610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 01 abr. 2021.
SETTING CONSULTORIA - Planejamento financeiro empresarial. Disponível em: <https://setting.com.br/blog/gestao-empresarial/planejamento-financeiro-empresarial/>. Acesso em: 10 out. 2021.
UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. O papel do administrador financeiro. Disponível em: <https://hoje.unisul.br/qual-e-o-papel-do-administrador-financeiro-em-uma-empresa/>. Acesso em: 06 ago. 2021.
WIERSEMA, Fred. The B2B Agenda: The current state of B2B marketing and a look ahead. Industrial Marketing Management. Pennsylvania, EUA: 4ª Edição. Vol. 42, p. 470-488, 2013.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4ª Edição. Porto Alegre, RS: Ed. Bookman, 2010.
ZENONE, Luiz Claudio. CRM (Customer Relationship Management): Marketing de Relacionamento, Fidelização de Clientes e Pós-venda. 1ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Actual, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Mário Marassato, Marta Cacilda de Carvalho Rufino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.