Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.954

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino superior, Valor pedagógico

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão estruturada sobre o valor da gamificação enquanto estratégia pedagógica alternativa ao modo como tradicionalmente se organiza o processo de ensino e aprendizagem. Uma estratégia que visa responder ao problema de forte desmotivação dos alunos em particular no contexto do ensino superior, em muito devido ao modo marcadamente uniforme e estandardizado como o currículo aí é habitualmente trabalhado. Embora a aprendizagem pela gamificação seja aqui apresentada como uma opção que poderá tornar a experiência de aprender na universidade em si mesma muito mais interessante, apelativa e personalizada, como contraponto, o texto termina com uma breve discussão sobre os horizontes e limites desta novel forma de equacionar e desenhar o ensino e a aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

    Fernando Albuquerque Costa (PhD) é professor e investigador na área de Tecnologia Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação I&D (UIDEF). É professor na Universidade de Lisboa desde 1988, até 2008 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Atualmente é o diretor acadêmico do Mestrado em Educação e Formação (e-Learning e EAD), coordenando também a Licenciatura em Educação e Formação. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Currículo e Tecnologia Digital e com Inovação de Práticas Educativas e Processos de Aprendizagem, tendo abordado nestas áreas 6 teses de doutoramento (7 em curso), 5 pós-doutorados, 2 doutorados em Sandwich e 40 teses de mestrado académico. A nível internacional, Fernando coordenou até ao momento equipas portuguesas de diferentes projectos europeus de investigação na área da utilização pedagógica das TIC, incluindo projectos sobre avaliação de multimédia educacional, sobre práticas pedagógicas inovadoras, sobre portefólios electrónicos e desenvolvimento profissional de professores, sobre professores. auxilia na criação de conteúdos para ambientes de aprendizagem e no desenvolvimento de competências digitais de educadores de adultos. A nível nacional, pelo Ministério da Educação, foi coordenador i) do Projecto de Ensino à Distância para Alunos Itinerantes; ii) o estudo nacional sobre Competências de Professores em TIC; e iii) o Projecto de Resultados de Aprendizagem na área das TIC para Estudantes. Mais recentemente, ele coordenou dois projetos de I&D, ambos com o objetivo de promover a integração das TIC na prática de professores e alunos, e um outro com o objetivo de promover a alfabetização digital de adultos. Atualmente, Fernando integra a equipe de pesquisa do projeto Game Course - Improving CollegeLearning with Gamification. Fernando possui mais de cem publicações (www.researchgate.net/profile/Fernando_Costa10), sendo membro do conselho editorial de várias revistas científicas internacionais, como a Digital Education Review (http://revistes.ub.edu/index. php / der), e codiretor da primeira revista científica online na área das TIC na educação e formação publicada em Portugal.

Referências

AL-TOWIRGI, R.; DAGHESTANI, L.; IBRAHIM, L. (2018). Increasing Students Engagement in Data Structure Course Using Gamification. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning Increasing, 8(4), 193–211.

ALDEMIR, T.; CELIK, B.; KAPLAN, G. (2018). A qualitative investigation of student perceptions of game elements in a gamified course. Computers in Human Behavior, 78, 235–254.

ANDREWS, D. (2017). Gamification systems development: a practical guide. Birmingam: The Advanced Services Group.

BARATA et al. (2013a). Improving student creativity with gamification and virtual worlds. Proceedings of the First International Conference on Gameful Design, Research, and Applications - Gamification’13. 95–98.

BARATA et al. (2013b). Engaging Engineering Students with Gamification. An empirical study. 5th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES). pp. 1–8.

BARATA et al. (2017). Studying student differentiation in gamified education: A long-term study. Computers in Human Behavior, 71, 550–585.

BARATA et al. (2016). Early Prediction of Student Profiles Based on Performance and Gaming Preferences. IEEE Transactions on Learning Technologies, 9(3), 272–284.

BARRAL et al. (2019). As Organizações potencializam a gamificação como estratégia para gestão do conhecimento. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6460–6476.

BROWN, G.; PETERSON, E.; YAO, E. (2016). Student conceptions of feedback: Impact on self-regulation, self-efficacy, and academic achievement. British Journal of Educational Psychology, 86(4), 606–629.

BUCKLEY, P.; DOYLE, E. (2016). Gamification and student motivation. Interactive Learning Environments, 24(6), 1162–1175.

BULLON, J. et al. (2018). Analysis of student feedback when using gamification tools in math subjects. 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018 IEEE. 1818-1823.

CORONA-MARTÍNEZ, D.; GARCÍA, J. (2019). Using Malone’s Theoretical Model on Gamification for Designing Educational Rubrics. Informatics, 6(9), 1–13.

CRUMLISH, C.; MALONE, E. (2009). Designing social interfaces. Principles, Patterns, and Practices for Improving the Use Experience. Cambridge: O’Reilly.

CSIKSZENTMIHALYI, M. (1990). Flow: The Psychology of Optimal Experience. Academy of Management Review. 636–640.

CSIKSZENTMIHALYI, M. (2014). Applications of Flow in Human Development and Education. New York: Springer.

DEGIRMENCI, K. (2018). Toward a Gamified Mobile Application to Improve Eco-Driving: A Design and Evaluation Approach, Proceedings of the 24th Americas Conference on Information Systems. Association for Information Systems, 1–5.

DETERDING et al. (2011). From game design elements to gamefulness. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference on Envisioning Future Media Environments – MindTrek. Tampere, Finland: ACM. 9-11.

DIAS, J. (2017). Teaching operations research to undergraduate management students: The role of gamification. International Journal of Management Education, 15(1), 98–111.

DICHEVA et al. (2018). Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Educational Technology & Society, 18(3), 75–88.

HASSAN, L.; DIAS, A.; HAMARI, J. (2018). How motivational feedback increases user’s benefits and continued use: A study on gamification, quantified-self and social networking. International Journal of Information Management, 46, 151-162.

KAPP, K.; BLAIR, L.; MESCH, R. (2014). The gamification of learning and instruction fieldbook: Ideas into practice. John Wiley & Sons.

KOREN, Y.; BELL, R.; VOLINSKY, C. (2009). Matrix factorization techniques for recommender systems. IEEE Computer Society, 42(8), 30–37.

LISTER, M.; COLLEGE, H. (2015). Gamification: The effect on student motivation and performance at the post-secondary level. Issues and Trends in Educational Technology, 3(2), 1–22.

LIU, D.; SANTHANAM, R.; WEBSTER, J. (2017). Toward meaningful engagement: a framework for design and research of gamified information systems. MIS Quarterly, 41(4), 1011–1034.

LOPEZ, C.; TUCKER, C. (2019). The effects of player type on performance: A gamification case study. Computers in Human Behavior, 91. 333–345.

NAH et al. (2014). Flow in gaming: literature synthesis and framework development. International Journal of Information Systems and Management, 1(1/2). 83-124.

NAH et al. (2018). Gamification of Education: A Review of Literature. Computers in Human Behavior, 87, 192–206.

ORTIZ‐ROJAS, M.; CHILUIZA, K.; VALCKE, M. (2019). Gamification through leaderboards: An empirical study in engineering education. Computer Applications in Engineering Education, 1-12.

ÖZHAN, Ş. Ç.; KOCADERE, S. A. (2019). The Effects of Flow, Emotional Engagement, and Motivation on Success in a Gamified Online Learning Environment. Journal of Educational Computing Research, 1-26.

SAILER et al. (2017). How gamification motivates: An experimental study of the effects of specific game design elements on psychological need satisfaction. Computers in Human Behavior, 69, 371–380.

SEABORN, K.; FELS, D. I. (2015). Gamification in theory and action: A survey. International Journal of Human Computer Studies, 74, 14–31.

SHOHIEB, S. (2019). A Gamified e-Learning Framework for Teaching Mathematics to Arab Deaf Students: (Supporting an Acting Arabic Sign Language Avatar). Ubiquitous Learning: An International Journal.

SIMÕES, J.; REDONDO, R.; VILAS, A. (2013). A social gamification framework for a K-6 learning platform. Computers in Human Behavior, 29(2), 345–353.

TONDELLO, G.; PREMSUKH, H.; NACKE, L. (2018). A Theory of Gamification Principles Through Goal-Setting Theory. UWSpace.

VANSLAMBROUCK et al. (2019). A latent profile analysis of adult students’ online self-regulation in blended learning environments. Computers in Human Behavior, 99, 126–136.

VIAMONTE, A. (2018). Uma experiência de gamificação no ensino superior. Em M. J. Costa (Ed.), CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Braga. 17-23.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. (2011). Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. Canada.

Downloads

Publicado

22/09/2021

Como Citar

Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–51, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.954. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/954.. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 147

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)