O Ensino da Geografia e a Educação Especial e Inclusiva

Análise da Metodologia Aplicada a Alunos com Deficiência Auditiva do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Coema Souto Maior Nogueira na Cidade de Boa Vista/RR.

Autores

  • Rildo Dias da Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Maria das Dores Cardoso Pimentel Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/353

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Educação especial e inclusiva, Surdos

Resumo

A Educação Especial como modalidade da educação escolar é organizada de modo que considere uma aproximação entre seus pressupostos e a prática pedagógica social da educação inclusiva. Nessa modalidade da educação, a escola é vista como um espaço que contribui para a democratização da sociedade, pois tende a formar cidadãos conscientes de seus diretos e deveres. A geografia como disciplina escolar, vem somar nesse processo, pois trata da formação da cidadania, abordando assuntos relacionados à realidade do aluno. É preciso que o professor selecione e organize os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes, fazendo se cumprir assim o objetivo do ensino da geografia. No caso dos alunos surdos a geografia deve ser repassada com possibilidades de trabalhos diferenciados, que auxiliam no avanço intelectual e social desse aluno. O presente trabalho faz uma análise da metodologia aplicada no ensino da geografia para alunos com deficiência auditiva do ensino fundamental da Escola Profª Coema Souto Maior Nogueira na cidade de Boa Vista/RR.  Para que o objetivo fosse alcançado foram feitos levantamentos bibliográficos e a aplicação de questionário para a professora de geografia da referida instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rildo Dias da Silva, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutorado em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Especialização em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Geografia no Processo Educativo, pela Faculdade de Educação "São Luís" ? Jaboticabal/SP. Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras - União Pioneira de Integração Social (UPIS/DF). Professor Titular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professor Permanente do Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Diretor de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Avaliador do Basis de Cursos de Graduação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Downloads

Publicado

30/12/2019

Como Citar

O Ensino da Geografia e a Educação Especial e Inclusiva: Análise da Metodologia Aplicada a Alunos com Deficiência Auditiva do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Coema Souto Maior Nogueira na Cidade de Boa Vista/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 22–32, 2019. DOI: 10.24979/353. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/353.. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 160

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.