O Ensino da Geografia e a Educação Especial e Inclusiva
Análise da Metodologia Aplicada a Alunos com Deficiência Auditiva do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Coema Souto Maior Nogueira na Cidade de Boa Vista/RR.
DOI:
https://doi.org/10.24979/353Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Educação especial e inclusiva, SurdosResumo
A Educação Especial como modalidade da educação escolar é organizada de modo que considere uma aproximação entre seus pressupostos e a prática pedagógica social da educação inclusiva. Nessa modalidade da educação, a escola é vista como um espaço que contribui para a democratização da sociedade, pois tende a formar cidadãos conscientes de seus diretos e deveres. A geografia como disciplina escolar, vem somar nesse processo, pois trata da formação da cidadania, abordando assuntos relacionados à realidade do aluno. É preciso que o professor selecione e organize os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes, fazendo se cumprir assim o objetivo do ensino da geografia. No caso dos alunos surdos a geografia deve ser repassada com possibilidades de trabalhos diferenciados, que auxiliam no avanço intelectual e social desse aluno. O presente trabalho faz uma análise da metodologia aplicada no ensino da geografia para alunos com deficiência auditiva do ensino fundamental da Escola Profª Coema Souto Maior Nogueira na cidade de Boa Vista/RR. Para que o objetivo fosse alcançado foram feitos levantamentos bibliográficos e a aplicação de questionário para a professora de geografia da referida instituição.
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