CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FRUTOS DE CUPUAÇUZEIROS EM SISTEMA AGROFLORESTAL NO ESTADO DE RORAIMA, BRASIL

Autores

  • Pedro Vitor Pereira Guimarães Universidade Federal de Roraima
  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan EMBRAPA Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/167

Palavras-chave:

Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.), K.Schum, Eventos fenológicos, Crescimento Vegetal, Maturação fisiológica

Resumo

O aumento da introdução de cupuaçuzeiros [Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K.Schum.] em sistemas de cultivos em Roraima evidencia a necessidade de estudos sobre a fenologia, crescimento e desenvolvimento de seus frutos nas condições do Estado, uma vez que registros técnico-científicos sobre esta cultura em sistema agroflorestais são escassos na região. Deste modo, objetivou-se caracterizar o crescimento e desenvolvimento de frutos de cupuaçuzeiros cultivados em um sistema agroflorestal no município de Cantá, Roraima. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com número de repetições diferentes, totalizando 652 frutos avaliados. O experimento foi conduzido durante a safra 2016/17, entre os meses de outubro de 2016 e abril de 2017, instalado no Campo Experimental Confiança da Embrapa Roraima, a 90 km de Boa Vista, Roraima. Em condições de campo, avaliou-se o número de frutos total, o de botões florais, de flores e/ou resquícios florais, o diâmetro polar e o equatorial do fruto, a porcentagem de frutos viáveis, deformados e/ou mumificados, com presença de insetos, com presença de fungo e de frutos rachados. O período de desenvolvimento do cupuaçu compreendeu 180 dias e foi considerado a partir da abertura da flor (antese) até a abscisão
do fruto. A floração e a frutificação inicial do cupuaçu em Cantá, Roraima ocorreram em época de seca, nos meses de outubro e novembro, respectivamente. Os diâmetros polar e equatorial dos frutos apresentaram crescimento que se ajustaram ao modelo sigmoidal simples. Os frutos com maturidade fisiológica apresentaram formatos do tipo oblongo, elíptico e ovoide, com constrição basal variando de ligeiro a forte e ápice variando de agudo a redondo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Vitor Pereira Guimarães, Universidade Federal de Roraima

    Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia
    Legal da Universidade Federal de Roraima.

  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan, EMBRAPA Roraima

    Doutora em Agronomia (Produção Vegetal), Orientadora, Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa
    Agropecuária (Embrapa Roraima).

Downloads

Publicado

07/12/2018

Como Citar

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FRUTOS DE CUPUAÇUZEIROS EM SISTEMA AGROFLORESTAL NO ESTADO DE RORAIMA, BRASIL. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 278–295, 2018. DOI: 10.24979/167. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/167.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 34

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)