QUALIDADE AGROINDUSTRIAL DE FRUTOS DE TAPEREBAZEIROS (Spondias mombin L.) CULTIVADOS EM ÁREAS URBANAS DE BOA VISTA, RORAIMA

Autores

  • Carolina Soares Marques Universidade Federal de Roraima
  • Pedro Vitor Pereira Guimarães Universidade Federal de Roraima
  • Oscar José Smiderle EMBRAPA Roraima
  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan EMBRAPA Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/168

Resumo

Considerando a necessidade de estudos que possibilitem melhorar o desenvolvimento de mudas obtidas via sexuada de taperebazeiro (Spondias mombin L.), as caracterizações biométricas dos frutos e físico-químicas das polpas podem ser indicativo importante na seleção para o melhoramento vegetal. No presente estudo objetivou-se avaliar características físicas e físico-químicas de frutos de taperebazeiros cultivados em duas áreas urbanas no município de Boa Vista, Roraima, e classificá-las segundo as normas da legislação brasileira vigente (BRASIL, 2000). Os frutos de taperebá foram colhidos após abscisão, em julho de 2017. As variáveis de qualidade avaliadas foram: comprimento, diâmetro e massa fresca de frutos e endocarpos, número de lóculos, número de sementes, rendimentos de endocarpo e polpa, sólidos solúveis, acidez titulável, pH, relação sólidos solúveis:acidez titulável e coloração. Visando comparação e enquadramento legal das polpas, foram adotados os valores mínimos estabelecidos pelos padrões de identidade e qualidade para polpa de taperebá do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro. Houve diferença altamente significativa na maioria das variáveis avaliadas entre as áreas de coleta na qualidade pós-colheita dos frutos de taperebazeiros, indicando grande variabilidade entre as áreas. Há diferença significativa na qualidade física e físico-química de frutos de taperebazeiros. As polpas avaliadas estão em conformidade com os padrões de identidade e qualidade para polpa de taperebá.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Soares Marques, Universidade Federal de Roraima

    Graduanda em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (Bolsista CNPq).

  • Pedro Vitor Pereira Guimarães, Universidade Federal de Roraima

    Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia
    Legal da Universidade Federal de Roraima.

  • Oscar José Smiderle, EMBRAPA Roraima

    Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan, EMBRAPA Roraima

    Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

Downloads

Publicado

07/12/2018

Como Citar

QUALIDADE AGROINDUSTRIAL DE FRUTOS DE TAPEREBAZEIROS (Spondias mombin L.) CULTIVADOS EM ÁREAS URBANAS DE BOA VISTA, RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 296–307, 2018. DOI: 10.24979/168. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/168.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)