QUALIDADE AGROINDUSTRIAL DE FRUTOS DE TAPEREBAZEIROS (Spondias mombin L.) CULTIVADOS EM ÁREAS URBANAS DE BOA VISTA, RORAIMA

Autores

  • Carolina Soares Marques Universidade Federal de Roraima
  • Pedro Vitor Pereira Guimarães Universidade Federal de Roraima
  • Oscar José Smiderle EMBRAPA Roraima
  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan EMBRAPA Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/168

Resumo

Considerando a necessidade de estudos que possibilitem melhorar o desenvolvimento de mudas obtidas via sexuada de taperebazeiro (Spondias mombin L.), as caracterizações biométricas dos frutos e físico-químicas das polpas podem ser indicativo importante na seleção para o melhoramento vegetal. No presente estudo objetivou-se avaliar características físicas e físico-químicas de frutos de taperebazeiros cultivados em duas áreas urbanas no município de Boa Vista, Roraima, e classificá-las segundo as normas da legislação brasileira vigente (BRASIL, 2000). Os frutos de taperebá foram colhidos após abscisão, em julho de 2017. As variáveis de qualidade avaliadas foram: comprimento, diâmetro e massa fresca de frutos e endocarpos, número de lóculos, número de sementes, rendimentos de endocarpo e polpa, sólidos solúveis, acidez titulável, pH, relação sólidos solúveis:acidez titulável e coloração. Visando comparação e enquadramento legal das polpas, foram adotados os valores mínimos estabelecidos pelos padrões de identidade e qualidade para polpa de taperebá do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro. Houve diferença altamente significativa na maioria das variáveis avaliadas entre as áreas de coleta na qualidade pós-colheita dos frutos de taperebazeiros, indicando grande variabilidade entre as áreas. Há diferença significativa na qualidade física e físico-química de frutos de taperebazeiros. As polpas avaliadas estão em conformidade com os padrões de identidade e qualidade para polpa de taperebá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Soares Marques, Universidade Federal de Roraima

Graduanda em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (Bolsista CNPq).

Pedro Vitor Pereira Guimarães, Universidade Federal de Roraima

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia
Legal da Universidade Federal de Roraima.

Oscar José Smiderle, EMBRAPA Roraima

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

Maria Fernanda Berlingieri Durigan, EMBRAPA Roraima

Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Roraima).

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

MARQUES, C. S.; GUIMARÃES, P. V. P.; SMIDERLE, O. J.; DURIGAN, M. F. B. QUALIDADE AGROINDUSTRIAL DE FRUTOS DE TAPEREBAZEIROS (Spondias mombin L.) CULTIVADOS EM ÁREAS URBANAS DE BOA VISTA, RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 296–307, 2018. DOI: 10.24979/168. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/168. Acesso em: 19 jun. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)