PLANTAS DE COBERTURA E SEUS EFEITOS NOS ATRIBUTOS DO SOLO E PARA A CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI EM RORAINÓPOLIS

Autores

  • Raquel da Silva Costa Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • João José Costa Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Danieli Lazarini de Barros Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Lelisângela Carvalho da Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Plínio Henrique Oliveira Gomide Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/sj2hg883

Palavras-chave:

adubos verdes, biomassa, feijão

Resumo

A utilização de adubos verdes, como cobertura vegetal viva ou morta, promove o controle da erosão, reduz a lixiviação de nutrientes, melhora os atributos físicos, químicos e biológicos, proporcionando melhores condições ao solo para que as espécies possam exercer as funções e, possivelmente, aumento de produtividade. O experimento será realizado em Rorainópolis, em área experimental da UERR. Serão coletadas amostras de solo da camada de 0 – 20 cm para análises físicas e químicas. Serão utilizadas quatro espécies de plantas de cobertura, considerando-se algumas características inerentes a cada adubo verde, tais como: resistência à baixa fertilidade, ciclo curto, crescimento rápido e boa produção de biomassa. Após 20 dias do corte dos adubos, uma nova coleta de solo da camada 0 - 20 cm será realizada por parcela. Após o corte será semeado o feijão-caupi sobre as palhas produzidas pelas plantas de cobertura. Serão avaliadas características do feijoeiro, como: estande final, altura de plantas, peso seco da parte aérea, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, peso médio de 100 grãos e rendimento de grãos. O delineamento experimental será o de blocos casualizados, com 3 repetições em esquema fatorial (4 x 2) + 1 composto pelos adubos verdes, dois espaçamentos entre linhas (25 cm e 50 cm), e testemunha como tratamento adicional. O objetivo do trabalho é estimar a produção de fitomassa e o acúmulo de nutrientes produzida por plantas de cobertura e seus efeitos para cultura do feijão-caupi bem como nas características químicas e físicas do solo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BANZATTO, D. A.; KRONKA, S. N. Experimentação agrícola. Jaboticabal: FUNEP, 2006, 247 p. FERREIRA, D. F. SISVAR: um sistema computacional de análise estatística. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.35, n.6, p. 1039-1042, nov./dec., 2014.

Downloads

Publicado

15/08/2023

Como Citar

PLANTAS DE COBERTURA E SEUS EFEITOS NOS ATRIBUTOS DO SOLO E PARA A CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI EM RORAINÓPOLIS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2023. DOI: 10.24979/sj2hg883. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1270.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 22

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)