PLANTAS DE COBERTURA E SEUS EFEITOS NOS ATRIBUTOS DO SOLO E PARA A CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI EM RORAINÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.24979/sj2hg883Palavras-chave:
adubos verdes, biomassa, feijãoResumo
A utilização de adubos verdes, como cobertura vegetal viva ou morta, promove o controle da erosão, reduz a lixiviação de nutrientes, melhora os atributos físicos, químicos e biológicos, proporcionando melhores condições ao solo para que as espécies possam exercer as funções e, possivelmente, aumento de produtividade. O experimento será realizado em Rorainópolis, em área experimental da UERR. Serão coletadas amostras de solo da camada de 0 – 20 cm para análises físicas e químicas. Serão utilizadas quatro espécies de plantas de cobertura, considerando-se algumas características inerentes a cada adubo verde, tais como: resistência à baixa fertilidade, ciclo curto, crescimento rápido e boa produção de biomassa. Após 20 dias do corte dos adubos, uma nova coleta de solo da camada 0 - 20 cm será realizada por parcela. Após o corte será semeado o feijão-caupi sobre as palhas produzidas pelas plantas de cobertura. Serão avaliadas características do feijoeiro, como: estande final, altura de plantas, peso seco da parte aérea, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, peso médio de 100 grãos e rendimento de grãos. O delineamento experimental será o de blocos casualizados, com 3 repetições em esquema fatorial (4 x 2) + 1 composto pelos adubos verdes, dois espaçamentos entre linhas (25 cm e 50 cm), e testemunha como tratamento adicional. O objetivo do trabalho é estimar a produção de fitomassa e o acúmulo de nutrientes produzida por plantas de cobertura e seus efeitos para cultura do feijão-caupi bem como nas características químicas e físicas do solo.
Downloads
Referências
BANZATTO, D. A.; KRONKA, S. N. Experimentação agrícola. Jaboticabal: FUNEP, 2006, 247 p. FERREIRA, D. F. SISVAR: um sistema computacional de análise estatística. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.35, n.6, p. 1039-1042, nov./dec., 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel da Silva Costa, João José Costa Silva, Danieli Lazarini de Barros, Lelisângela Carvalho da Silva, Plínio Henrique Oliveira Gomide

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.