DIAGNOSTICO E AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO PROJETO DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL - PAIS EM ASSENTAMENTO AGRÍCOLA NO ESTADO DE RORAIMA

Autores

  • Francisco Péricles Galúcio Aires Universidade Estadual de Roraima
  • Edmilson Evangelista da Silva EMBRAPA/RR
  • Jandiê Araújo da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Lelisângela Carvalho da Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Tatiane Marie Martins Gomes de Castro Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/160

Resumo

A busca por uma agricultura mais sustentável que respeite o produtor e consumidor, integrada ao meio ambiente, apontam para as práticas agroecológicas. Neste contexto, essa pesquisa buscou diagnosticar e avaliar a sustentabilidade das Unidades de Tecnologia Social - UTS no projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, PA Nova Amazônia, Boa Vista - RR. Foi desenvolvida em duas etapas, formalização de uma rede de informantes e a de campo, utilizou-se questionários semiestruturados, considerando as Caracterizações Socioculturais e da Unidade de Produção, Indicadores Técnico, Aspectos de Mercado e Econômicos, Descritores Gerais, Opiniões do Produtor, determinando assim os indicadores de sustentabilidade a serem avaliados. A análise dos resultados seguiu a metodologia da ameba (Nicollis), a partir dos indicadores de sustentabilidade, possibilitando a comparação dos níveis de sustentabilidade dos agroecossistemas, a análise de variância e o teste “t” de Student a 5%. Foram selecionadas 14 das 60 UTS, por permanecerem na proposta do projeto. Os principais problemas detectados: estiagem prolongada, falta de mão de obra, incidência de pragas e doenças, fogo, baixa escolaridade e envelhecimento dos produtores. O agroecossistema 12 obteve o melhor resultado, índice 6, os agroecossistemas com valores dos índices entre 5 e 8, estão entre o mínimo e um desempenho satisfatório de sustentabilidade e inferiores a 5, são suficientemente sustentáveis. Desta forma os agroecossistemas 3, 5, 11 e 14, índices 5, limítrofe, os agroecossistemas 13 e 1, índice 4, iguais estatisticamente aos anteriormente, mas com índices insuficientes a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Péricles Galúcio Aires, Universidade Estadual de Roraima

Professor da UERR.

Edmilson Evangelista da Silva, EMBRAPA/RR

Pesquisador de Sistemas Integrados de Produção - EMBRAPA/RR.

Jandiê Araújo da Silva, Universidade Federal de Roraima

Professor da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima.

Lelisângela Carvalho da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Professora da UERR.

Tatiane Marie Martins Gomes de Castro, Universidade Estadual de Roraima

Professora da UERR.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

AIRES, F. P. G.; SILVA, E. E. da; SILVA, J. A. da; SILVA, L. C. da; CASTRO, T. M. M. G. de. DIAGNOSTICO E AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO PROJETO DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL - PAIS EM ASSENTAMENTO AGRÍCOLA NO ESTADO DE RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 203–229, 2018. DOI: 10.24979/160. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/160. Acesso em: 24 jun. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)