DIAGNOSTICO E AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO PROJETO DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL - PAIS EM ASSENTAMENTO AGRÍCOLA NO ESTADO DE RORAIMA

Autores

  • Francisco Péricles Galúcio Aires Universidade Estadual de Roraima
  • Edmilson Evangelista da Silva EMBRAPA/RR
  • Jandiê Araújo da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Lelisângela Carvalho da Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Tatiane Marie Martins Gomes de Castro Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/160

Resumo

A busca por uma agricultura mais sustentável que respeite o produtor e consumidor, integrada ao meio ambiente, apontam para as práticas agroecológicas. Neste contexto, essa pesquisa buscou diagnosticar e avaliar a sustentabilidade das Unidades de Tecnologia Social - UTS no projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, PA Nova Amazônia, Boa Vista - RR. Foi desenvolvida em duas etapas, formalização de uma rede de informantes e a de campo, utilizou-se questionários semiestruturados, considerando as Caracterizações Socioculturais e da Unidade de Produção, Indicadores Técnico, Aspectos de Mercado e Econômicos, Descritores Gerais, Opiniões do Produtor, determinando assim os indicadores de sustentabilidade a serem avaliados. A análise dos resultados seguiu a metodologia da ameba (Nicollis), a partir dos indicadores de sustentabilidade, possibilitando a comparação dos níveis de sustentabilidade dos agroecossistemas, a análise de variância e o teste “t” de Student a 5%. Foram selecionadas 14 das 60 UTS, por permanecerem na proposta do projeto. Os principais problemas detectados: estiagem prolongada, falta de mão de obra, incidência de pragas e doenças, fogo, baixa escolaridade e envelhecimento dos produtores. O agroecossistema 12 obteve o melhor resultado, índice 6, os agroecossistemas com valores dos índices entre 5 e 8, estão entre o mínimo e um desempenho satisfatório de sustentabilidade e inferiores a 5, são suficientemente sustentáveis. Desta forma os agroecossistemas 3, 5, 11 e 14, índices 5, limítrofe, os agroecossistemas 13 e 1, índice 4, iguais estatisticamente aos anteriormente, mas com índices insuficientes a sustentabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Péricles Galúcio Aires, Universidade Estadual de Roraima

    Professor da UERR.

  • Edmilson Evangelista da Silva, EMBRAPA/RR

    Pesquisador de Sistemas Integrados de Produção - EMBRAPA/RR.

  • Jandiê Araújo da Silva, Universidade Federal de Roraima

    Professor da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima.

  • Lelisângela Carvalho da Silva, Universidade Estadual de Roraima

    Professora da UERR.

  • Tatiane Marie Martins Gomes de Castro, Universidade Estadual de Roraima

    Professora da UERR.

Downloads

Publicado

07/12/2018

Como Citar

DIAGNOSTICO E AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO PROJETO DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL - PAIS EM ASSENTAMENTO AGRÍCOLA NO ESTADO DE RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 203–229, 2018. DOI: 10.24979/160. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/160.. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)