O Estágio Supervisionado Revelando Concepções na/para a Formação de Professores de Matemática

Autores

  • Mara Rykelma Silva Instituto Federal do Acre - IFAC https://orcid.org/0000-0003-2798-1534
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida Universidade de Cuiabá - UNIC https://orcid.org/0000-0003-3973-7408
  • Edcarlos Miranda de Souza Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Vilma Luísa Siegloch Barros Instituto Federal do Acre - Ifac

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1448

Palavras-chave:

Formação Inicial, Estágio, docente, formação, licenciatura

Resumo

A formação de professores vem sendo palco de debates entre diversos pesquisadores no Brasil, sendo uma temática abrangente e complexa, cuja discussão envolve uma multiplicidade de posicionamentos e olhares constituídos a partir de diferentes personagens, estando o estágio supervisionado imerso nesta complexidade. Componente curricular obrigatório em todos os cursos de licenciatura do país, o estágio assume um papel central neste artigo, que objetiva evidenciar suas potencialidades e desafios na/para a formação inicial de professores, tomando como base as concepções de dez alunos do curso Licenciatura em Matemática de uma universidade pública federal do Brasil. Nesse sentido, assumindo perspectivas teórico-metodológicas de pesquisas qualitativas, foram analisados dez relatórios produzidos individualmente por alunos da licenciatura durante o desenvolvimento do componente curricular Estágio Supervisionado II. Como resultados, as produções revelam concepções, experiências, vivências, sentimentos e ensinamentos relativos à formação docente e à importância da imersão dos licenciandos em espaços escolares, ao passo que aponta obstáculos e desafios a essa formação.

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Biografia do Autor

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá - UNIC

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Pós Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000). Professora aposentada da Educação Básica em 2019, com vasta experiência na docência nos Anos Iniciais e na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências REAMEC/UFMT, na Linha de pesquisa Formação de Professores e vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIC.

  • Edcarlos Miranda de Souza, Universidade Federal do Acre - UFAC

    Edcarlos Miranda de Souza é professor de estatística, probabilidade e matemática da Universidade Federal do Acre, atua na docência em diversos cursos de graduação e pós-graduação da Ufac. É professor/colaborador no Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental - PPGESPA (Mestrado e Doutorado). Já atuou com professor pesquisador no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT/UFAC (2013-2020), no Mestrado Profissional em Ciências e Matemática - MPECIM/UFAC (2014-2017) . Foi coordenador da área de matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFAC sendo bolsista CAPES neste programa entre o período de 03/2014 à 02/2018 e também no período de 08/2018 à 01/2020, orientando mais de 60 bolsistas, todos professores de matemática em formação. É criador do canal Ed Academy no youtube, onde continuamente difunde o ensino de matemática, probabilidade e estatística em nível fundamental, médio e superior, disponibilizando diversas videoaulas que podem ser acessadas gratuitamente pela internet. Também atua no curso de licenciatura em matemática na modalidade à distância na condição de Professor Formador I, sendo bolsista CAPES neste programa. Já colaborou nas organizações da IV, V, VI e VII Semana da Matemática da UFAC, sendo coordenador do evento em uma destas ocasiões. Foi coordenador do curso de licenciatura em matemática da UFAC no período de 2016 à 2018. Foi coordenador do Programa Especial em Matemática, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Acre, no período de 2013 à 2018, contribuindo diretamente na formação de mais de 180 professores de matemática nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Rio Branco. Já foi membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Engenharia Civil e também do curso de Licenciatura em Matemática da UFAC. É o atual presidente da comissão de Avaliação Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFAC.

  • Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal do Acre - Ifac

    Professora de Matemática do Instituto Federal do Acre (IFAC), Regime de Dedicação Exclusiva - DE, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (MPECIM -UFAC -2013 - 2016); Pós-Graduação em Metodologias do Ensino para Matemática e Física (FACINTER -2010 - 2012); Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 2006 - 2010); Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Polo Acadêmico Universidade do Estado do Amazonas - UEA, tendo como Polo Central a Universidade Federal do Pará - UFPA.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

O Estágio Supervisionado Revelando Concepções na/para a Formação de Professores de Matemática. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1448. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1448. Acesso em: 4 jul. 2025.

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