Ensino de ciências por meio da leitura de imagem

Estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1353

Palavras-chave:

Leitura de Imagens, Ensino de Ciências, Metodologias Educacionais, Estado do Conhecimento

Resumo

A importância crescente da leitura de imagens no ensino de ciências é reconhecida pela sua capacidade de tornar os conceitos científicos mais compreensíveis, relevantes e atrativos aos estudantes, contribuindo significativamente para a construção do conhecimento nessa área. Este estudo tem como objetivo elucidar o panorama atual das dissertações e teses brasileiras que exploram a utilização da leitura de imagens no ensino de ciências. A pesquisa visa identificar as diversas metodologias e propostas teórico-práticas utilizadas na leitura de imagem para esse fim. A análise aborda tendências recentes de publicações, técnicas metodológicas aplicadas e a implementação dessas abordagens pelos pesquisadores. A amostra abrange dissertações e teses arquivadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, publicadas entre janeiro de 2013 e março de 2023, selecionadas pelos descritores "ensino de ciências" e "leitura de imagem". Após a aplicação criteriosa de critérios de inclusão e exclusão, identificaram-se dez estudos alinhados aos objetivos propostos. A análise adotou a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados revelam perspectivas teóricas, metodológicas e práticas, convergindo para a visão de que o uso da leitura de imagens pode otimizar o ensino de ciências, promovendo discussões interdisciplinares e uma conexão reflexiva e dialética com a vida cotidiana. A revisão destaca também um notável aumento no número de pesquisas nesse campo nos últimos anos, embora aponte uma lacuna em estudos abordando essa temática, com uma significativa parcela priorizando o livro didático como principal fonte de imagens.

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Biografia do Autor

  • Cíntia Foloni Santoro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Licenciada em Letras-Espanhol pelo Centro Universitário de Votuporanga-SP (UNIFEV), Especialista em Ensino de Literatura e Gramática pela ESAP/UNIVALE, discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIOESTE). Mestranda do Programa de Ensino em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participa do grupo de pesquisa INTERART: Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas artes visuais, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professora na rede municipal de ensino desde 2011, e em cursos de formação de professores.

  • Thaís Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2017. Concluiu o mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática também pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2022. Além disso, possui quatro especializações (Lato Sensu) em 1) Metodologia do Ensino de Biologia (UNINTER, 2019); 2) Educomunicação (INTERVALE, 2022); 3) Produção de Material Didático (INTERVALE, 2022); e 4) Gamificação (INTERVALE, 2022). Atualmente é aluna bolsista CAPES de Doutorado em Educação, concentrada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa INTERART: Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces com as Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vinculado ao CNPq.

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Publicado

03/09/2024

Como Citar

Ensino de ciências por meio da leitura de imagem: Estado do conhecimento de dissertações e teses brasileiras. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 127–147, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i2.1353. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1353. Acesso em: 21 dez. 2024.

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