Tendências investigativas

Que terreno metodológico é este?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1181

Palavras-chave:

Tendências investigativas, Teoria fundamentada em dados, Análise textual discursiva, Análise de conteúdo

Resumo

Este relato apresenta a experiência do curso da Disciplina de Tendências e Abordagens de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, componente curricular do Doutorado da Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC), cujas discussões assentam-se na linha de pesquisa referente a fundamentos e metodologias.  O objetivo central é apresentar as percepções em relação a três instrumentos de análise: Teoria Fundamentada em Dados (TFD), Análise Textual Discursiva (ATD) e Análise de Conteúdo (AC). A disciplina aconteceu de forma remota em virtude da situação de pandemia e do isolamento social. Entre as estratégias adotadas pelos professores destacam-se: apresentações de seminários, situações-problema, exposições e rodas de conversa. O estudo caracteriza-se como descritivo com enfoque qualitativo. Nas considerações finais apontam-se as contribuições da disciplina para a formação acadêmica e para o olhar do novo pesquisador.

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Referências

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Publicado

27/12/2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e Agrárias

Categorias

Como Citar

Tendências investigativas: Que terreno metodológico é este?. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 219–227, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i3.1181. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1181. Acesso em: 30 jan. 2025.

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