Tendências investigativas
Que terreno metodológico é este?
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i3.1181Palavras-chave:
Tendências investigativas, Teoria fundamentada em dados, Análise textual discursiva, Análise de conteúdoResumo
Este relato apresenta a experiência do curso da Disciplina de Tendências e Abordagens de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, componente curricular do Doutorado da Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC), cujas discussões assentam-se na linha de pesquisa referente a fundamentos e metodologias. O objetivo central é apresentar as percepções em relação a três instrumentos de análise: Teoria Fundamentada em Dados (TFD), Análise Textual Discursiva (ATD) e Análise de Conteúdo (AC). A disciplina aconteceu de forma remota em virtude da situação de pandemia e do isolamento social. Entre as estratégias adotadas pelos professores destacam-se: apresentações de seminários, situações-problema, exposições e rodas de conversa. O estudo caracteriza-se como descritivo com enfoque qualitativo. Nas considerações finais apontam-se as contribuições da disciplina para a formação acadêmica e para o olhar do novo pesquisador.
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