O USO DE CONECTIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.24979/279Palavras-chave:
Conectivos, Produção textual, Ensino médioResumo
Diante das dificuldades que o aluno encontra no último ano do ensino médio em relação à preparação para as provas de redação dos vestibulares, o correto uso de conectivos pode influenciar positivamente na produção de um texto. Entretanto, o não uso, ou uso inadequado, desse recurso interfere na composição do sentido do texto. Procuramos compreender as dificuldades dos alunos do 3º de uma Escola Estadual de Rorainópolis – RR em produzir redações dissertativas e identificamos quais conectivos são mais utilizados pelos alunos nas produções, avaliamos se o uso inadequado desses conectivos prejudicaria a construção do sentido do texto. A pesquisa está fundamentada em Marcuschi (2008), Koch (2010), Guerra, (2014), Pacheco (2017). Partimos de uma oficina de intervenção para a coleta dos dados, cuja metodologia resultou na produção de um texto dissertativo, objeto principal para o estudo. A pesquisa mostra que metade dos alunos do terceiro ano ainda possui muita dificuldade quanto ao uso correto de conectivos dentro da produção de um texto dissertativo com qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.