As contribuições do PIBID na formação do professor

Relato de experiência nas aulas remotas frente a pandemia da COVID-19 em uma escola municipal de Boa Vista/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.1012

Palavras-chave:

PIBID, Formação de Professor, Ensino Remoto

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apontar as contribuições e desafios do PIBID/UERR, na formação de professores frente a situação de pandemia da Covid-19. Nesse foco, a proposta do subprojeto do PIBID do curso de Pedagogia, necessitou passar por adaptações para acompanhar a situação de pandemia dentro da educação municipal de Boa Vista-RR. Em meio aos desafios, foi adotada como proposta de continuidade da ação educativa o ensino remoto, modificando com isso, toda a estrutura de planejamento e práticas educativas dentro do contexto escolar. Mediante a essa questão, o presente estudo buscou verificar as contribuições desse ensino na formação de professores do PIBID/UERR. A proposta metodológica do estudo constituiu na abordagem qualitativa, tecendo um relato de experiência de seis (6) bolsista do PIBID, e seus desafios na organização e planejamento das aulas remotas em uma escola de Educação Infantil de Boa Vista-RR. Os resultados apontaram que a atual proposta de ensino remoto, acentuou as fragilidades do ensino, como ausência de ferramentas tecnológicas, internet e ausência de capacitação dos professores, mas também evidenciou o empenho dos profissionais da educação em continuar com o processo de aprendizagem. Além disso, as experiências vividas, as observações e os registros sistematizados pelas bolsistas do PIBID/UERR, provocaram significativas reflexões juntamente com as professoras titulares, tendo a chance de rever suas crenças e suas práticas no fazer pedagógico, visto que a situação de pandemia modificou a dinâmica das escolas de todo mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABDALLA, M.F.B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.

ARROYO, M.G. Condição docente, trabalho e formação. In: SOUZA, J.V.A. (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 191 - 209.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: www.capes.gov.br/educacaobasica/capespibid. Acessado em: 18/07/2021.

D’AMBRÓSIO, U. Prefácio. In:____. BORBA, M. de C (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO. 2009.

LÜDKE, M; ANDRÉ, A. D, PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2013.

NÓVOA. A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1/21205-ce.pdf. Acesso em 05/07/2021.

OLIVEIRA, D. Gestão democrática da educação: desafios Contemporâneos. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

26/05/2023

Como Citar

As contribuições do PIBID na formação do professor: Relato de experiência nas aulas remotas frente a pandemia da COVID-19 em uma escola municipal de Boa Vista/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 29–34, 2023. DOI: 10.24979/ambiente.v16i1.1012. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1012.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 318

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.