FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

UMA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/359

Palavras-chave:

Formação Continuada, Prática pedagógica, Transformação

Resumo

A temática Formação Continuada de Professores tem despertado estudos e debates cada vez mais agudos no cenário brasileiro, em nível de reforma educacional e de políticas educacionais de formação.  O presente artigo tem por objetivo conhecer as principais contribuições dessa formação para a transformação da prática pedagógica docente. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter exploratório e análise qualitativa de dados coletados por meio de conversas informais e aplicação de questionário semiestruturado a professores do ensino fundamental maior. O problema definido buscou conhecer quais as principais contribuições da Formação Continuada para transformação da prática pedagógica dos docentes e qual a importância que eles atribuem a este processo no sentido de promover transformações em suas ações cotidianas. Para embasar a reflexão dialogamos com autores como Gadotti, Imbernón, Peternella, dentre outros. Os resultados mostram que a percepção dos professores condiz com os pressupostos teóricos que fundamentam o estudo, acerca de uma concepção de formação continuada, vinculada a realidade de onde atuam. Constatou-se que os professores pesquisados valorizam a formação continuada e apontam como contribuição a melhoria nos processos didáticos que os ajudam a relacionar teoria e prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlise Márcia Trebien, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Especialista em Docência do Ensino Superior (2011), em Gestão Educacional (2009) e, em Educação Infantil e Séries Iniciais (2007). Possui graduação em Curso Normal Superior pela Universidade Estadual de Roraima (2006). E Graduação em Letras (2016). Foi Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis-RR. Coordenadora Pedagógica do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. Tutora do Programa Profuncionário. Professora Bolsista do PARFOR. Atualmente é Professora efetiva da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de Roraima. Tem experiência na área de Educação, principalmente na Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação no Campo e classes multisseriadas.

  • Wiusilene Rufino de Souza, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (1998). Professora efetiva do Governo do Estado de Roraima na Escola Estadual Tancredo Neves. Já atuou como coordenadora pedagógica nas ESCOLAS ESTADUAIS: São José , CME, Antonio Natalino, Francisca Élzika, Oswaldo Cruz, Girassol, Gonçalves Dias e em Gestão Escolar nas escolas: Oswaldo Cruz, Euclides da Cunha - RORAIMA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Atualmente cursa mestrado em Educação na Universidade Estadual de RR -UERR.

  • Elialdo Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós-doutor em currículo/PUC/SP. Doutor em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação reconhecido pela UNESA. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Supervisão Escolar; em Docência do Ensino Superior e em Filosofia Clínica. Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília; licenciado em Pedagogia. Estudou Teologia no Seminário Maior João XXIII - Porto Velho/RO. Responsável pela elaboração do Projeto do Curso de Filosofia da UERR e sua implantação entre 2005 e 2007. Responsável pela implantação do Curso de Sociologia e primeiro coordenador do curso. Coordenador do Curso de Filosofia de 2007 a 2012, professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima - professor da rede pública vinculado à Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima. Supervisor de pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP) em Roraima de 2001 a 2011 e do Amazonas em 2010. Membro titular do Conselho Superior do IFRR/ Roraima de 2020 a 2022. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, História da Filosofia, Humanidades, Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente, Fundamentos da Filosofia Clínica aplicados à Educação, Metodologia e Teoria do Conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Curriculares, Educação à Distância e Tecnologia, Economia Criativa, Economia da Cultura, Economia Humanista. Filósofo Clínico - Terapeuta Clínico. Músico e Compositor registrado no Ministério da Cultura e Cartório de Direitos Autorais do Rio Janeiro.

  • Jaci Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/IFRR

    Possui graduação em Engª. Modalidade Eletrônica (Telecomunicações) pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1980), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (2002), graduação em Licenciatura em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1992), Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, 1990; Mestrado em Ciência de la Educación Superior pela Universidade Camilo Cienfuego (2000), revalidado pela UFRGS e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP, (2011). Atualmente é professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Roraima (IFRR); professor permanente do Programa Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Roraima/ IFRR. Tem experiência na área da Indústria Eletrônica, com treinamento na Mitsubishi do Japão; na área da Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, banca avaliadora, ciência, tecnologia e sociedade, - cts e proeja

Downloads

Publicado

29/05/2020

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 91–102, 2020. DOI: 10.24979/359. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/359.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 91

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.