A OFERTA DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.24979/345Palavras-chave:
Formação inicial e continuadaResumo
Este artigo procurou demonstrar, à luz da Teoria Histórico-Cultural, a necessidade, na contemporaneidade, da atividade mediadora do professor no processo educativo. Entendemos que os conhecimentos são históricos e socialmente construídos pelas gerações anteriores até os dias atuais. Desse processo de objetivação do conhecimento nasce a necessidade da educação, especificamente, na nossa sociedade, a educação escolar, para que esses conhecimentos sejam transmitidos às novas gerações de modo que estas se desenvolvam e façam parte da sociedade de seu tempo. Saviani defende que não é qualquer conhecimento que deva ser transmitido, mas a cultura maior, os conhecimentos científicos, ou o erudito. Sob essa perspectiva defendemos o ensino de Língua Estrangeira Moderna-Inglês nas séries iniciais, por compreender seu papel formador e condicionante ao desenvolvimento das estruturas psíquicas mais elaboradas. Demonstramos, então, através de nossa pesquisa bibliográfica e em documentos oficiais, se as instituições de educação estão estruturadas para que esse desenvolvimento seja garantido; para isso, mostramos como está composto o quadro de profissionais docentes de língua inglesa do município de Palmas no Estado do Paraná, articulando seus dados com a importância da formação inicial e continuada. Através da leitura dos dados pudemos perceber avanços em relação à formação dos professores que compõem o quadro do magistério do município e a importância da formação inicial e continuada na prática docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.