A Formação humana no ensino superior

Um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1699

Palavras-chave:

Formação humanística, formação profissional, formação técnica, educação superior

Resumo

Este trabalho realiza um estudo do estado do conhecimento sobre a percepção da importância da formação humanística no ensino superior, com base em uma análise de teses e dissertações publicadas entre 2013 e 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi orientada por duas questões principais: quais concepções de formação humana estão presentes nas produções analisadas e o que esses estudos indicam sobre a integração entre formação profissional e humana no ensino superior? Os resultados destacam o impacto da lógica de mercado na educação, reforçando a necessidade de aliar formação técnica e humanística para o desenvolvimento de profissionais aptos a atuar criticamente na sociedade. A metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) foi utilizada, resultando em duas categorias principais de análise: “ensino superior e formação humana” e “profissão e relações humanas”.

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Biografia do Autor

  • Andreia Florêncio Eduardo de Deus, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2008) , Especialista no Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela UNIOESTE. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2018) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Doutoranda em Educação em ciências e Educação Matemática (UNIOESTE). Atua profissionalmente como Pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Realeza - Pr.

  • Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

A Formação humana no ensino superior: Um estado do conhecimento. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1699. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1699. Acesso em: 3 out. 2025.

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