A Formação humana no ensino superior
Um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1699Palavras-chave:
Formação humanística, formação profissional, formação técnica, educação superiorResumo
Este trabalho realiza um estudo do estado do conhecimento sobre a percepção da importância da formação humanística no ensino superior, com base em uma análise de teses e dissertações publicadas entre 2013 e 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi orientada por duas questões principais: quais concepções de formação humana estão presentes nas produções analisadas e o que esses estudos indicam sobre a integração entre formação profissional e humana no ensino superior? Os resultados destacam o impacto da lógica de mercado na educação, reforçando a necessidade de aliar formação técnica e humanística para o desenvolvimento de profissionais aptos a atuar criticamente na sociedade. A metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) foi utilizada, resultando em duas categorias principais de análise: “ensino superior e formação humana” e “profissão e relações humanas”.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORREGO, C. L. A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes. São Bernardo do Campo, 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METODISTA_2f3553f3704604d23ae076ab01f21d7d. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BUENO, Leonor Cristina. Mercado de trabalho e formação profissional nas perspectivas empresarial, institucional e de egressos de um curso de ensino superior privado em administração. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15460. Acesso em: 10 jan. 2024.
CABRAL, W. A. C. A formação profissional dos egressos do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Ibatiba dos anos 2011-2017: Para além da formação técnica. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29742. Acesso em: 13 fev. 2024.
COSTA, C. A. da. Educação estética, música e formação humana: contradições da cultura à luz da teoria adorniana. Goiânia, 2017. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/cdb811fb-ae28-4ca5-8338-b89245adf95c. Acesso em: 14 jan. 2024.
GOMES, M. M. A (des)humanização do estudante de engenharia sob o olhar de um professor-engenheiro. São Bernardo do Campo, 2021. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METODISTA_ff89ebdd3bd1d6346e9961a27d041b66. Acesso em: 13 fev. 2024.
LIMA, D. C. R. de. Representações sociais de estudantes de uma universidade pública baiana sobre a criatividade. Feira de Santana, 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/897. Acesso: 15 jan. 2024.
MAION, S. G. Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico. Campinas, 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2020. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16607. Acesso em: 10 jan. 2024.
MARASCHIN, R. Diálogo, ética e saúde: formação profissional na perspectiva hermenêutica. Passo Fundo, 2017. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1220. Acesso em: 15 jan. 2024.
NOVAIS, L. E. D. Ressignificando o processo de formação profissional: a aprendizagem de atitudes e valores no âmbito da educação superior. São Paulo, 2020. 113 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_b5b591302832d78638dfefdc62dc5ead. Acesso em: 10 fev. 2024.
PAULO, C. M. A formação do profissional de Educação Física e a perspectiva da saúde pública. São Carlos, 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6909. Acesso em: 20 jan. 2024.
PEREIRA, M. C. B. Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis. Campinas, 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/16369. Acesso em 17 jan. 2024.
SÁ, N. M. de. A formação humana nos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. São Paulo, 2020. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2466. Acesso em: 18 jan. 2024.
SANTOS, D. B. Trabalho e educação: a formação profissional tecnológica e a empregabilidade. Uberlândia, 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14015. Acesso em: 10 jan. 2024.
SILVA, I. C. Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia. Salvador, 2021. 313 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34157. Acesso em: 15 jan. 2024.
SNOW, Charles Percy. As Duas Culturas e uma Segunda Leitura: Uma versão ampliada das Duas Culturas e a Revolução Científica. Tradução: Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
SOUZA, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236. Acesso em: 15 jan. 2024.
TERRA, W. A. Formação humana e racionalidade instrumental à luz da teoria crítica da Escola de Frankfurt. Goiânia, 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/3e194fc1-7663-4514-bd09-18d98d7186f5. Acesso em: 03 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Anilton Oliveira da Silva, Andreia Florêncio Eduardo de Deus, Vilmar Malacarne

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.