A Interação social como fator fundamental para o desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1664Palavras-chave:
Aprendizagem, Inclusão, Práticas pedagógicas, Transtorno do Espectro AutistaResumo
A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) requer ajustes tanto no ambiente escolar como nas práticas pedagógicas, para que sejam promotoras do pleno desenvolvimento desses estudantes. Nesse contexto, buscou-se identificar e mapear as produções acadêmicas que se dedicaram ao estudo do TEA e as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento desses estudantes na Educação Básica. Para a construção da pesquisa, desenvolveu-se um estudo exploratório, descritivo, de caráter qualitativo, de revisão narrativa orientada pelo mapeamento e análise das dissertações e teses, constituindo o estado do conhecimento. Os resultados obtidos demonstraram que as relações sociais são aspectos fundamentais no desenvolvimento dos alunos com TEA, ou seja, a interação com adultos e crianças. Além disso, práticas pedagógicas conscientes, centradas nas potencialidades dos estudantes, são necessárias para superar o foco diagnóstico nas limitações, que não contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem desses indivíduos. Na análise dos trabalhos, identificaram-se algumas lacunas no processo de inclusão, bem como na preparação profissional dos professores para o atendimento da criança com TEA, evidenciada no desenvolvimento de práticas pedagógicas deficientes, que inúmeras vezes não atingem o objetivo de inclusão, tampouco de aprendizagem.
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