A Interação social como fator fundamental para o desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1664

Palavras-chave:

Aprendizagem, Inclusão, Práticas pedagógicas, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) requer ajustes tanto no ambiente escolar como nas práticas pedagógicas, para que sejam promotoras do pleno desenvolvimento desses estudantes. Nesse contexto, buscou-se identificar e mapear as produções acadêmicas que se dedicaram ao estudo do TEA e as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento desses estudantes na Educação Básica. Para a construção da pesquisa, desenvolveu-se um estudo exploratório, descritivo, de caráter qualitativo, de revisão narrativa orientada pelo mapeamento e análise das dissertações e teses, constituindo o estado do conhecimento. Os resultados obtidos demonstraram que as relações sociais são aspectos fundamentais no desenvolvimento dos alunos com TEA, ou seja, a interação com adultos e crianças. Além disso, práticas pedagógicas conscientes, centradas nas potencialidades dos estudantes, são necessárias para superar o foco diagnóstico nas limitações, que não contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem desses indivíduos. Na análise dos trabalhos, identificaram-se algumas lacunas no processo de inclusão, bem como na preparação profissional dos professores para o atendimento da criança com TEA, evidenciada no desenvolvimento de práticas pedagógicas deficientes, que inúmeras vezes não atingem o objetivo de inclusão, tampouco de aprendizagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ms. Dariane E. Bagatolli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pós-graduada em Ciências da Família com ênfase em saúde mental pela União Pan-Americana de Ensino e em Aconselhamento Familar pela Faculdade Teológica Sul Americana. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001) e em Administração pela Universidade Paranaense (2002). Atualmente atua com aconselhamento familiar e formação de pais e professores.

  • Dra Queli Ghilardi Cancian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutora e Pesquisadora em Estudos Globais pelo Instituto Politécnico de Bragança - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, é graduada em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, Bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Atualmente atua como Professora no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação lato sensu no ensino de ciências. É Membro do conselho editorial das resista Revin; RIFP e RIBIC.

  • Dr Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e graduado em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

Referências

BAGAROLLO, M. F.; RIBEIRO, V. V.; PANHOCA, I. O brincar de uma criança autista sob a ótica da perspectiva Histórico-Crítica-Cultural. Rev. Bras. Marília, v.19, n.1, p. 07-120.

ELIAS, C de S. R. et al. Quando chega o fim? Uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais. SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, v. 8, n. 1, p. 48-53, 2012.

GOMES, C. G. S. Ensino de leitura e autismo. In: BORGES, A. A.; NOGUEIRA, M. L. M. (Org.). O aluno com autismo na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018, cap. 7, p. 187-208.

HERNÁNDEZ S., R.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M. d. P. Metodologia de pesquisa. 5. Ed.- Porto Alegre: Penso, 2013.

HERNÁNDEZ, O.; SPENCER C., R.; GOMEZ L. I. La inclusión escolar del educando con TEA desde la concepción histórico-cultural de Vygotsky. Conrado, v. 17, n. 78, 2021.

KLEM, C. D. A. P. 2020. Atuação do mediador escolar com crianças Autistas no contexto educativo: Construindo um E-book com Orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas para crianças com TEA. 2020, 113f. Dissertação (mestrado em Diversidade e Inclusão). Universidade Federal Fluminense, Niterói –SP. 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFF-2_490be248f3a687c70046789ab167adf7. Acesso em: 11 set. 2020.

LOPES, C. M. Práticas pedagógicas para alunos com transtorno do Espectro Autista: processos inclusivos no contexto escolar. 2022, 136f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, RS. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24474/DIS_PPGPPGE_2022_LOPES_CARLA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 set. 2024.

MOZETTI, F. C. de S. A educação inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas públicas municipais. 2022, 129f. Dissertação (mestrado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista–UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Campus de Franca-SP. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/242375 . Acesso em: 10 set. 2024.

NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2000. p.191-198.

OLIVEIRA, T. N. M. G. A inclusão escolar e a prática pedagógica no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista: Desafios e possibilidades na atuação de profissionais da educação infantil. Dissertação (mestrado em Educação, culturas e identidades). 2020, 151f. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9051#preview-link0. Acesso em: 10 set. 2024.

PAOLI, J.; SAMPAIO, J. O. Atenção atípica no Transtorno do Espectro Autista: Reflexões voltadas à intervenção. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 2, p. 206-215, 2020.

PINO, A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

ROSA, R. G. Não é o/a estudante que precisa se adaptar à escola, é a escola que precisa se adaptar ao estudante: Contribuições de estudos brasileiros sobre ações pedagógicas inclusivas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Educação Básica. 2023, 109f. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Federal do Rio Grande do Sul –RS. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_ac11f611444eddf62000325d8947ef11. Acesso em: 11 set. 2024.

ROSEN, N.; E. LORD, C. VOLKMAR, F. R. The Diagnosis of Autism: From Kanner to DSM-III to DSM-5 and Beyond. Journal of Autism and Developmental Disorders, vol. 51, n. 2, 2021.

SANTOS, I. S. A criança com Transtorno do Espectro Autista na sala regular da Educação Infantil: das políticas educacionais às práticas pedagógicas em João Pessoa-PB. 2020, 148f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba – PB. 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB_1a33b17866c9c39fe00b0f6070fa473b. Acesso em: 11 set. 2020.

SILVA, D. N. H.; COSTA, M. T. M. S.; ABREU, F.S.D. . Imaginação no faz de conta: o corpo que brinca. Vamos brincar de quê, p. 111-131, 2015.

SILVA, M.; SILVA, D. N. H. A criança com autismo no espaço escolar: contribuições da defectologia na contemporaneidade. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 2, p. 196-205, 2020.

SOUZA, M. da G. Autismo e inclusão na educação infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019, 130f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal –RN. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28254. Acesso em: 11 set. 2024.

TOGASHI, C. M. Currículo funcional natural: propondo práticas pedagógicas no atendimento educacional especializado. 2020, p.113. Universidade do estado do Rio de Janeiro –RJ. 2020. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/17304. Acesso em: 11 set. 2024.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394. Acesso em: 03 out. 2024.

UNESP. Tipos de Revisão de literatura. Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos, Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP Campus de Botucatu. 2015, p.9 Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

VIGOTSKI, L. S.. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11ed São Paulo: ícone, 2010.

VIGOTSKI, L. S.. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia. 2.ed Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.

VIOTO, B. R. J. Práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas regulares de ensino direcionadas a alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma pesquisa bibliográfica. 2022, 216f. Tese (doutorado em Educação). Universidade Estadual de Londrina – UEL. 2022. Disponível em: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8731. Acesso em: 11 set. 2024.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

A Interação social como fator fundamental para o desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1664. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1664. Acesso em: 7 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)