Curadoria Digital no Ensino de Línguas
Breve Estado da Arte de Estudos Brasileiros em Linguística Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1575Palavras-chave:
Curadoria digital, Linguística Aplicada, CALL, Ensino de LínguasResumo
Com o avanço das tecnologias digitais, o professor de línguas ampliou suas opções de recursos para mediar a aprendizagem dos estudantes. Na seleção do recurso mais adequado aos seus objetivos, o educador vale-se de princípios de curadoria digital, que, para ser utilizada de forma otimizada, necessita ser devidamente compreendida. Com efeito, a curadoria digital já é realizada por muitos docentes, mesmo aqueles que não conheceram essa prática em sua formação inicial, por exemplo. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica de estado da arte, com abordagem qualitativa, este artigo tem por objetivo investigar o cenário contemporâneo de práticas de curadoria digital de materiais para o ensino de línguas, com base em artigos publicados. O objetivo específico é apresentar um panorama de tendências e possibilidades no que tange à agenda de pesquisa da Linguística Aplicada (LA), quanto à curadoria digital no ensino de línguas, além de (re)apresentar os conceitos referentes à essa seara. Para tanto, foram realizadas pesquisas em sites confiáveis de artigos acadêmicos, para saber o que já foi publicado sobre o tema, qual o período, em quais regiões do Brasil e em quais Instituições de Ensino Superior (IES). O estudo almeja identificar possíveis lacunas e indicar sugestões para estudos futuros.
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