Incorporação da educação ambiental na formação de professores
Estratégias para promover uma abordagem mais colaborativa e crítica da realidade
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1682Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Ambiental, Práticas pedagógicas, Integração CurricularResumo
Diante da crescente complexidade dos desafios socioambientais na atualidade, a integração da Educação Ambiental na formação de professores tem se tornado uma necessidade urgente no âmbito educacional. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a importância da Educação Ambiental na formação de professores, com ênfase nas abordagens pedagógicas que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para abordar questões socioambientais de forma crítica e interdisciplinar nos educadores. Este estudo de abordagem qualitativa explora a importância da Educação Ambiental na formação docente, com foco na revisão de literatura e análise de práticas pedagógicas. A pesquisa identificou que, embora existam avanços na legislação e nas políticas públicas relacionadas à Educação Ambiental, ainda persistem desafios significativos, como a falta de uma abordagem crítica e interdisciplinar nas práticas pedagógicas, sobretudo tendo em vista a abordagem conservacionista da Base Nacional Comum Curricular. As conclusões apontam para a necessidade de integrar a Educação Ambiental de forma mais significativa na formação de professores, a partir de abordagens inovadoras, capacitando-os de forma contínua para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a capacidade de formar alunos críticos e participativos. Para tanto, diretrizes educacionais futuras devem fomentar uma Educação Ambiental que inspire transformações significativas na sociedade.
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