A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPR
DOI:
https://doi.org/10.24979/341Palavras-chave:
Literatura de Língua Inglesa, Limeriques, IFPR, Ensino médio integradoResumo
Partindo das propostas das Diretrizes Curriculares no Paraná (2008), no que se refere à Língua Estrangeira Moderna para o Ensino Médio, podemos observar que o texto é o pressuposto inicial para explorarmos as quatro práticas discursivas (oralidade, compreensão auditiva, escrita e leitura). O texto literário assume um papel importante na busca pela formação de um sujeito cidadão com competência criativa, consciente social e culturalmente, oportunizando ao aluno uma nova maneira de repensar a sociedade e o mundo. A diversidade de gêneros textuais apresentados aos alunos possibilita a percepção das diferenças estruturais, além de abranger o pensamento humano, a emoção e a experiência. Dentre os gêneros textuais a serem percorridos, sugere-se resgatar os textos literários por possibilitarem a formação de indivíduos críticos capazes de interagir socialmente. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma aula de Língua Inglesa para o último ano de um curso do técnico integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná (IFPR), em que se exploraram os limeriques de Edward Lear, um gênero pouco conhecido nas nossas salas de aula de Língua Estrangeira, mas com grandes possibilidades de realização de um trabalho divertido e envolvente, ampliando a competência comunicativa dos discentes no processo de aprendizagem da língua inglesa. Além disso, pretende-se também conscientizar os professores de Língua Inglesa, do Ensino Médio, quanto à importância de se trabalhar com o texto literário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.