A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/341

Palavras-chave:

Literatura de Língua Inglesa, Limeriques, IFPR, Ensino médio integrado

Resumo

Partindo das propostas das Diretrizes Curriculares no Paraná (2008), no que se refere à Língua Estrangeira Moderna para o Ensino Médio, podemos observar que o texto é o pressuposto inicial para explorarmos as quatro práticas discursivas (oralidade, compreensão auditiva, escrita e leitura). O texto literário assume um papel importante na busca pela formação de um sujeito cidadão com competência criativa, consciente social e culturalmente, oportunizando ao aluno uma nova maneira de repensar a sociedade e o mundo. A diversidade de gêneros textuais apresentados aos alunos possibilita a percepção das diferenças estruturais, além de abranger o pensamento humano, a emoção e a experiência. Dentre os gêneros textuais a serem percorridos, sugere-se resgatar os textos literários por possibilitarem a formação de indivíduos críticos capazes de interagir socialmente. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma aula de Língua Inglesa para o último ano de um curso do técnico integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná (IFPR), em que se exploraram os limeriques de Edward Lear, um gênero pouco conhecido nas nossas salas de aula de Língua Estrangeira, mas com grandes possibilidades de realização de um trabalho divertido e envolvente, ampliando a competência comunicativa dos discentes no processo de aprendizagem da língua inglesa. Além disso, pretende-se também conscientizar os professores de Língua Inglesa, do Ensino Médio, quanto à importância de se trabalhar com o texto literário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréa Luciane Buch Bohrer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

    Professora de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPR– Campus Palmas. Licenciada em Letras (Português/Inglês – UNESPAR), Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas (Inglês – UNESPAR), Mestra e Doutora em Estudos da Tradução (Teoria, crítica e história da tradução – UFSC)

Downloads

Publicado

26/12/2019

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 61–76, 2019. DOI: 10.24979/341. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/341.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 317

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.