Avaliando o avaliar
Uma investigação sobre as concepções dos professores de química em relação às suas práticas avaliativas e critérios
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1516Palavras-chave:
Avaliação, Instrumento Avaliativo, Ensino Médio, ProfessoresResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina de Avaliação: processos e critérios, ministrada no segundo semestre de 2023 pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional – da Universidade Estadual de Roraima. O estudo teve como objetivo analisar as concepções de professores que atuam na disciplina de Química sobre avaliação, bem como as práticas avaliativas realizadas em suas aulas. A pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva, caracterizada como pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados um questionário online contendo 14 questões, sendo 10 abertas e 4 fechadas, que foi respondido por 04 professores de química que atuam em escolas públicas estaduais de Roraima. Os resultados apontaram que apesar de alguns professores buscarem melhorar suas avaliações, elas continuam muito relacionadas ao método de ensino tradicional com avaliação predominantemente quantitativa.
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