Avaliando o avaliar

Uma investigação sobre as concepções dos professores de química em relação às suas práticas avaliativas e critérios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1516

Palavras-chave:

Avaliação, Instrumento Avaliativo, Ensino Médio, Professores

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina de Avaliação: processos e critérios, ministrada no segundo semestre de 2023 pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional – da Universidade Estadual de Roraima. O estudo teve como objetivo analisar as concepções de professores que atuam na disciplina de Química sobre avaliação, bem como as práticas avaliativas realizadas em suas aulas. A pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva, caracterizada como pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados um questionário online contendo 14 questões, sendo 10 abertas e 4 fechadas, que foi respondido por 04 professores de química que atuam em escolas públicas estaduais de Roraima. Os resultados apontaram que apesar de alguns professores buscarem melhorar suas avaliações, elas continuam muito relacionadas ao método de ensino tradicional com avaliação predominantemente quantitativa.

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Biografia do Autor

  • Gabrielly Vieira Mesquita, Universidade Estadual de Roraima

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Roraima (2021). Mestranda em ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima. Professora Efetiva da Rede pública do Estado de Roraima

  • Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública nas áreas de Coordenação pedagógica e Recursos Humanos tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento.Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/UERR.

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima, Universidade Federal de Roraima

    Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora doutora Titular da Universidade Estadual de Roraima (UERR); onde ocupou o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de 11/2011 até 10/2014 e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional, no período de 10/2016 até 09/2020. Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima desde 02/2022. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional), do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (Doutorado Acadêmico) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - RedECIM (Doutorado Profissional). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Divulgação Científica e seus processos em Espaços formais e não formais de Ensino. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Participa da Red de Competencias Científicas e Innovación Tecnológica/Paraguai. Em 2023 foi subcoordenadora estadual em Roraima do Programa Futuras Cientistas/CETENE. Foi coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022. Atualmente é Coordenadora da Área de Ensino na CAPES, gestão 2022-2026 e bolsista produtividade do CNPq nível 1E desde 2023.

  • Régia Chacon Pessoa de Lima, Universidade Estadual de Roraima

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduação em Quimica Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: método Pechini, método do citrato precursor, zircônia, cerâmica magnética, ferritas, radiação eletromagnética, materiais magnéticos e materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em alta frequência. Atualmente é professora doutora nível IV da Universidade Estadual de Roraima e coordenadora Institucional do Programa Residencia Pedagógica UERR. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência da Universidade Estadual de Roraima de 2013 a 2016. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima de setembro de 2016 até dezembro de 2020. É professora efetiva do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da UERR, atuando nas linhas de pesquisa: Espaços não formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências e Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências.

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Publicado

06/08/2025

Edição

Seção

Ciências Humanas

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Como Citar

Avaliando o avaliar: Uma investigação sobre as concepções dos professores de química em relação às suas práticas avaliativas e critérios. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i2.1516. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1516. Acesso em: 8 ago. 2025.

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