Vivência Formativa no Estágio em Docência em uma disciplina de ciências
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1473Palavras-chave:
experiências vivenciadas, pesquisa narrativa, ensino de ci~encias , simetria invertidaResumo
Este trabalho apresenta uma vivência formativa no estágio de docência, como estudante de pós-graduação stricto sensu, com discentes do sétimo período de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, em uma disciplina de Ciências da Natureza na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo, temos como objetivo descrever e analisar, em diálogo com a literatura, as experiências vivenciadas e refletidas na disciplina de estágio. Assumimos a pesquisa narrativa, de natureza qualitativa, que tem como principal objeto investigativo a experiência humana. Nesse sentido, apresentamos de forma detalhada uma vivência formativa em que foi utilizada a simetria invertida. Dessa forma, observamos forte interação entre os discentes e professores, e a emergência da interdisciplinaridade no trabalho com temas das ciências naturais em planejamentos realizados pelos discentes, ficando evidenciada a relevância da utilização da simetria invertida na formação de professores.
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