Vivência Formativa no Estágio em Docência em uma disciplina de ciências

Autores

  • Adriana Carla Oliveira de Morais Vale Universidade Federal de Roraima - UFRR https://orcid.org/0000-0002-0221-4681
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Cleusa Suzana Oliveira de Araujo Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1473

Palavras-chave:

experiências vivenciadas, pesquisa narrativa, ensino de ci~encias , simetria invertida

Resumo

Este trabalho apresenta uma vivência formativa no estágio de docência, como estudante de pós-graduação stricto sensu, com discentes do sétimo período de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, em uma disciplina de Ciências da Natureza na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo, temos como objetivo descrever e analisar, em diálogo com a literatura, as experiências vivenciadas e refletidas na disciplina de estágio. Assumimos a pesquisa narrativa, de natureza qualitativa, que tem como principal objeto investigativo a experiência humana. Nesse sentido, apresentamos de forma detalhada uma vivência formativa em que foi utilizada a simetria invertida. Dessa forma, observamos forte interação entre os discentes e professores, e a emergência da interdisciplinaridade no trabalho com temas das ciências naturais em planejamentos realizados pelos discentes, ficando evidenciada a relevância da utilização da simetria invertida na formação de professores.

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Biografia do Autor

  • Adriana Carla Oliveira de Morais Vale, Universidade Federal de Roraima - UFRR

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2021)/REAMEC. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima -UERR (2017). Graduada em Pedagogia (2008) e Especialização em Arte na Escola (2009), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN. Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educacionais pela Faculdades Integradas de Patos (FIP) 2011. Professora Efetiva da Universidade Federal de Roraima com atuação no Colégio de Aplicação-UFRR. Exercício provisório no Instituto Federal do Amazonas -IFAM de março 2018 a março de 2022. Exercício provisório no Colégio Pedro II (2017) - Campus Realengo I. Fui professora efetiva do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP de 2013 a 2015. Fui professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Núcleo de Educação Infantil - NEI/ CaP/UFRN de 2011 a 2013. Fui Vice-diretora da Escola Municipal Prof. Homero de Oliveira Dantas de 2009 a 2011 no Município de Parnamirim-RN. Tenho experiência na área de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Ciências, Ensino com pesquisa.

  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Licenciatura em História Natural pela mesma Universidade (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

  • Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Possui graduação em Licenciatura Em Ciências do Primeiro Grau pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Bacharelado em Ciências Teológicas (2013), Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo (2016) pela Faculdade Boas Novas e Psicologia pela Faculdade Martha Falcão Wyden (2022); mestrado (1996) e doutorado (2002) em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, contribuindo com a formação de recursos humanos nos níveis de Graduação e Pós-Graduação no Curso de Doutorado em Rede - REAMEC. Pós-doutorado em Educação e Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (CAPES) e pela Universidade do UMINHO - PT (2020). Foi pesquisadora da Universidade Nilton Lins atuando nos Programas de Pós-Graduação de Biologia Urbana e Aquicultura, níveis de mestrado e doutorado. Foi coordenadora de Pesquisa (2010); Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências (2015-2016) e coordenadora do Curso de Ciências Biológicas (2018) na UEA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em parasita de peixes. Recentemente iniciou pesquisa na área multidisciplinar em Ensino de Ciências, Formação de Professores, Alfabetização Científica, CTS e Educação e Saúde.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

Vivência Formativa no Estágio em Docência em uma disciplina de ciências. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1473. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1473. Acesso em: 4 jul. 2025.

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