A Articulação entre o Estágio de Docência e a Extensão Universitária
Um Relato de Experiência da Pós-Graduação em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1460Palavras-chave:
Extensão , Ensino de Ciências, docente, estágio-docênciaResumo
Este texto busca relatar e refletir sobre o estágio de docência na graduação em articulação com a pesquisa e a extensão, o qual faz parte de uma das etapas do percurso formativo da Pós-Graduação no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática que se interliga aos três pilares fundantes das ações da universidade. A partir da experiência vivida no estágio de docência no curso de Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Coari, Amazonas, emerge a pergunta que orienta este relato: Como o estágio docência pode contribuir para o desenvolvimento da formação docente ao articular ensino, pesquisa e extensão? Como suporte metodológico à abordagem qualitativa do contexto educacional vivido no estágio, adotou-se o relato de experiência. Houve, por meio da mediação do estágio de docência e das ações de elaboração e execução de projetos extensionistas durante as atividades de estágio em uma disciplina da graduação, a realização de uma ação integradora e interdisciplinar entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, as experiências vividas no estágio apresentaram como resultado a construção de uma práxis formadora, crítico-reflexiva e criadora a qual levou em consideração as multidimensionalidades ligadas à formação de professores.
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