A estrutura curricular de uma escola indígena

Específica, diferenciada, intercultural e trilíngue em Roraima

Autores

  • Gardênia Maria Barbosa Cavalcante
  • Antônia Sandra Lopes da Silva
  • Letycia Alves de Macêdo
  • Maristela Bortolon de Matos

DOI:

https://doi.org/10.24979/kfj2t519

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Escola Indígena

Resumo

A estrutura curricular de escolas indígenas é uma temática amplamente explorada, a qual deve refletir a realidade concreta e material atenta às demandas da comunidade. Logo, o objeto desta pesquisa é o Currículo Escolar Indígena de escolas estaduais do município de Uiramutã, presente no interior do seguinte problema: Como está organizado o currículo escolar das Escolas Estaduais Indígenas do município de Uiramutã? Como ocorre a sua execução? O objetivo geral foi investigar o currículo escolar da Escola Indígena Estadual no Uiramutã frente às normatizações estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Conselho Nacional de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. Para tanto, os objetivos específicos foram caracterizar elementos do currículo escolar das Escolas Estaduais Indígenas do município de Uiramutã, descrever parte da execução do currículo escolar e identificar a funcionalidade do currículo escolar das escolas indígenas desse município. A pesquisa teve como direcionamento metodológico a abordagem qualitativa, tendo como foco a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental somadas ao estudo de caso acerca do currículo indígena das Escolas Estaduais Indígenas do Uiramutã. Tratando-se da análise de dados, esta pesquisa utilizou, metodologicamente, o estudo de caso, tendo o currículo escolar indígena de escolas estaduais do município de Uiramutã como a unidade de análise adotada neste estudo por meio da coleta de evidências nos documentos citados, registros de serviços e observação direta (YIN, 2010). Em síntese, as escolas indígenas têm um currículo trilíngue, com uma carga horária superior as demais escolas, contribuindo com o caráter interdisciplinar que promove uma aprendizagem significativa e de grande relevância para as comunidades indígenas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Tradução: Vinicius Figueira – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2012.

______. Ministério da Educação. Parecer CNE n.º 10/2011. Consulta sobre a oferta de língua estrangeira nas escolas indígenas de Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9250-pceb010-11&category_slug=outubro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 set. 2021.

______. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural: entre afirmações e desafios. In. MOREIRA, Antônio Flavio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. 5. ed. CD/DVD, 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Portal gov.br. Rio de Janeiro: Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/panorama. Acesso em: 14 set. 2021.

OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro de. A Migração Venezuelana no Brasil: crise humanitária, desinformação e os aspectos normativos. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 13, n. 1, ISSN: 1984-1639, p. 219-244, 2019.

RORAIMA. Lei Complementar n.º 041/01. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação do Estado de Roraima e dá outras providências. Portal rr.leg.br. Boa Vista: Assembleia Legislativa, 2001. Disponível em: https://al.rr.leg.br/wp-content/uploads/2019/02/Lei-complementar-no.-041.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

______. Parecer CEE/RR n.º 18/13. Aprovação das Matrizes Curriculares Indígenas para o Ensino Fundamental e EJA. Portal CEE/RR. Boa Vista: CEE/Governo de Roraima, 2013. Disponível em: http://www.cee.rr.gov.br/index.php/videos/download/29-pareceres-2013/540-parecer-n-18-2013. Acesso em: 15 set. 2021.

______. Parecer CEE/RR n.º 28/11. Proposta da Rede Pública Estadual para o Ensino Fundamental de 9 anos. Portal CEE/RR. Boa Vista: CEE/Governo de Roraima, 2011. Disponível em: http://www.cee.rr.gov.br/index.php/videos/download/33-pareceres-2011/683-parecer-n-28-2011. Acesso em: 15 set. 2021.

______. Parecer CEE/RR n.º 53/09. Portal CEE/RR. Alteração das Matrizes Curriculares Indígenas e Instituição de uma Matriz Curricular Indígena para a EJA. Boa Vista: CEE/Governo de Roraima, 2009. Disponível em: http://www.cee.rr.gov.br/index.php/videos/download/37-pareceres-2009/902-parecer-n-53-2009. Acesso em: 15 set. 2021.

______. Resolução CEE/RR n.º 06/15. Aprovação da Matriz Curricular do Ensino Médio para a Rede Pública de Ensino do Estado. Portal CEE/RR. Boa Vista: CEE/Governo de Roraima, 2015. Disponível em: http://www.cee.rr.gov.br/index.php/videos/download/13-resolucoes-2015/88-resolucao-n-06-2015. Acesso em: 15 set. 2021.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. edição. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Penso. 2013.

WALSH, Catherine. La interculturalidad en la Educación. Peru: Ministerio de Educación. (Documento de trabalho), 2001.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento de métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

A estrutura curricular de uma escola indígena: Específica, diferenciada, intercultural e trilíngue em Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 34–53, 2023. DOI: 10.24979/kfj2t519. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1206. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 180

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.