Parques urbanos como espaços não formais para o ensino da geografia

Estudo de caso Parque Linear do Igarapé Pricumã, Boa Vista/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.913

Palavras-chave:

Parque urbanos, Geografia, Ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar o Parque Linear do Igarapé Pricumã como alternativa para o ensino não formal de Geografia. A área de estudo está localizada na margem direita do Igarapé Pricumã, bairro Cinturão Verde, em Boa Vista- Roraima. A problemática da pesquisa é analisar como o Parque Linear pode ser utilizado como um objeto de estudo para o ensino de Geografia com o objetivo de apresentar os conteúdos de Geografia que podem ser analisados no espaço em que se encontra o Parque Linear. A justificativa da pesquisa se trata em destacar a importância dos espaços não formais para o ensino da Geografia especificando os parques urbanos como ferramentas de ensino para um caráter social, científico e de campo, a metodologia da pesquisa envolveu o método dedutivo e exploratório por descrever um caráter investigativo, bibliográfico e de campo, para análise dos conteúdos de Geografia que podem ser trabalhados no local em que se encontra o Parque Linear. Os resultados demonstram que o Parque tem potencial para se aplicar assuntos de Geografia em que se podem ser analisados, pesquisados e trabalhados como recurso didático para o ensino não formal.

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Biografia do Autor

  • Dalto Alves dos Santos, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Atualmente está cursando especialização em Geografia com Enfase no Ensino pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima no ano de 2019. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto "Geografia" - PIBID na Escola Estadual Oswaldo Cruz no ano de 2018 e 2019.

  • Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (2001), Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (2007) e Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade - Museu Paraense Emílio Goeldi / Universidade Federal do Pará (2016). Atuou como editora-chefe da Revista Ambiente, Gestão e Desenvolvimento. Atualmente é coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa da UERR, faz parte do conselho editorial da UERR Edições e editora chefe da Revista Casa de Makunaima, é docente do curso de Geografia e dos programas Stricto Sensu em Geografia/UFRR (Mestrado) e Agroecologia/UERR (Mestrado). É relatora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em: educação ambiental, geomorfologia, biodiversidade e conservação.

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Publicado

22/09/2021

Como Citar

Parques urbanos como espaços não formais para o ensino da geografia: Estudo de caso Parque Linear do Igarapé Pricumã, Boa Vista/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 64–75, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.913. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/913. Acesso em: 22 nov. 2024.

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