CONTROLE ALTERNATIVO DE PRAGAS E DOENÇAS PELOS HORTICULTORES DA ZONA URBANA DE BOA VISTA-RR

Palavras-chave: Agroecologia, Entomologia, Fitopatologia, Hortas Urbanas

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho, avaliar o perfil do uso do controle alternativo de pragas e doenças pelos horticultores da zona urbana de Boa Vista, Roraima, Brasil. O levantamento foi realizado nos bairros da zona urbana do município de Boa Vista-RR. O método de avaliação utilizado foi pesquisa de campo, onde foram entrevistados 30 horticultores. Observou-se que 80% dos produtores afirmaram conhecer ou já ter ouvido falar no CAPD e 47% destes, utilizam apenas o CAPD como método de controle. O controle cultural em conjunto com o controle químico sintético é a forma mais empregada, com percentual de 36,7%. A rotação de cultura foi realizada por 100% dos produtores. 61,7% dos produtores não utilizam produtos alternativos no combate a pragas e doenças em suas hortas. A Couve (Brassica oleracea) foi citada por 60% do produtores como a hortaliça mais atacada por pragas e doenças. O Pulgão (Hemiptera: Aphididae) foi apontado por 67% dos produtores como a principal praga das hortaliças na zona urbana de Boa Vista. Concluiu-se que a maioria dos produtores urbanos de hortaliças de Boa Vista-RR conhece o CAPD, porém, não utilizam devido dificuldades de implementação da prática e baixa eficiência no controle. Menos da metade dos produtores urbanos de hortaliças de Boa Vista utilizam o CAPD como único método de controle. A rotação de cultura, praticada em 100% das hortas urbanas de Boa Vista, é o principal tipo de controle alternativo de pragas e doenças utilizado pelos produtores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Pereira de Carvalho, Faculdade Roraimense de Ensino Superior

Engenheiro Agrônomo desde 2019 e Técnico em Agrimensura desde 2007, Pós-Graduando em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Habilidades em Geoprocessamento, Georreferenciamento de acordo com as normas do INCRA atualizado para 3ª Edição SIGEF, habilidades em Aerofotogrametria com utilização de Veiculos Aéreos não Tripulados (VANTS) eBee Sensefly com tratamento das imagens utilizando o software Postflight Terra 3D. Habilidades na utilização dos softwares; TopoEVN Cad, TopoEVN Planilha, Topcon Tools, AutoCad, GPS Trackmaker e Topograph.

Edgley Soares da Silva, Universidade Federal de Roraima

Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Sousa-PB (EAFS), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Doutorando em Agronomia pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Tem pesquisas na área de Agronomia, com ênfase em produção vegetal e fertilidade do solo.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
CARVALHO, W. P. DE; SILVA, E. S. DA. CONTROLE ALTERNATIVO DE PRAGAS E DOENÇAS PELOS HORTICULTORES DA ZONA URBANA DE BOA VISTA-RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 13, n. 1, p. 36-46, 28 maio 2020.
Seção
Ciências Exatas e Agrárias