A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA REDE DE ENSINO REGULAR BRASILEIRA - UM OLHAR PSICOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.24979/219Palavras-chave:
Educação especial, Educação inclusiva, Psicólogo escolar, Declaração de SalamancaResumo
Hoje, a Educação Especial tem sido objeto de inúmeras discussões, que vem tanto da política pública de educação como a participação de professores e estudantes, profissionais especializados, funcionários, pais e a comunidade onde a criança é colocada. Observando a trajetória da educação inclusiva no Brasil e no mundo, percebe-se que ela vem a consolidar-se lentamente antes da Declaração de Salamanca e que essa realidade mudou depois de elucidado quem são as pessoas com necessidades especiais, quais são suas necessidades reais e que o tipo de apoio tem que advir das leis. Depois de analisar a realidade do processo de inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na rede regular de ensino das escolas brasileiras, torna-se a ação necessária à saúde da criança com necessidades educativas de um psicólogo escolar, neste contexto, uma vez que irá atuar como colaborador e facilitador, no sentido de mitigar o impacto psicológico que esta inclusão implica.
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