Do eu para o mundo
A poesia na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.24979/vq4wbg48Palavras-chave:
Poesia, Didática, Produção, ConhecimentoResumo
A humanidade sempre teve sua mente e a vida dos seus indivíduos habitada pela poesia, e esta última é o componente fundamental dessa pesquisa. Por essa razão, traz como objetivo mostrar a relação da poesia com a construção do conhecimento. Partindo de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem qualitativa e prisma fenomenológico, desenrolaram-se engenhosidades para chegar à resposta do problema de pesquisa: qual a relação da poesia e a produção de saberes, de conhecimento? Os sujeitos dessa pesquisa foram os professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual Gonçalves Dias, em Boa Vista, Roraima. A percepção final é de que a poesia promove a reflexão, forma não só o leitor, mas também o escritor, além de ser incentivadora da leitura e fazer florescer o sentimento de humanidade no ser humano.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad.: Artur Morão. Edições 70. Coimbra: Portugal, 2011.
ANDRADE, Carlos Drummond. Canção Amiga. Disponível em: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/1221849/. Acesso 13 de out. de 2022.
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Paulo Pinheiro. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo, Cortez, 2011.
BUARQUE, Jamesson e BARROS, Deusa Castro. Por uma desestabilização do uso da poesia no Ensino Médio. In.: Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Org.: SILVA, Débora Cristina Santos e. CAMARGO. Goiandra Ortiz e GUIMARÃES. Maria Severina Batista. Goiânia. Cânone Editorial. 2012.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de
Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CRUZ, Jacilene S. Entre o ensino e a aprendizagem, a poesia pede passagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Roraima – UERR. Boa Vista, 2022.
DUNCAN, Zélia. Vida em Branco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IjV-99mZ8eM. Acesso: 09 de jun. de 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 70ª edição. São Paulo, Paz e Terra, 2019.
KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte: breve histórico crítico de algumas tendências da estética marxista. 2ª edição, São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. (Org.) ZILBERMAN, Regina. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1993.
LEAL. Lidyane Cristina Galdino. A importância da poesia na formação de leitores. V ENID – Encontro de iniciação à docência da UEPB, 2015.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. (Org.) Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. 1ª ed. São Paulo. Parábola, 2021.
PAIXÃO, Fernando. O que é poesia. 4ª edição. São Paulo, Editora Brasiliense, 1987.
PAZ, Octavio. O arco e a Lira. Trad. Olga Sawary. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1982.
QUINTANA, Mário. Os poemas. Revista Bula. Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/ Acesso: 18 de out. 2022.
SILVA, Gerson Pindaíba da. A importância da leitura para a formação social. Revista Científica Multidisciplinar. Núcleo do Conhecimento. Ano 02, 2017 Vol. 01. pp 540-549
SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 3ª edição. Trad.: Cátia Aída Pereira da Silva. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, nº 14, 12/2009. Rio Grande do Sul, 2009,
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.). Literatura e pedagogia: Ponto e Contraponto. 2ª edição. São Paulo: Global, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jacilene Silva da Cruz, Elialdo Rodrigues de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.