A realidade aumentada como recurso didático para o ensino médio

Autores

  • Inayara Moraes da Silva
  • Lucas Cavalcante de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.24979/4wg9p792

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Realidade aumentada (RA), Sequência didática, Sala de aula

Resumo

A tecnologia está presente no cotidiano, tendo em vista os avanços tecnológicos, parece pouco razoável pensar em Educação sem a inserção dessas tecnologias digitais disponíveis. É necessário repensar a prática profissional agregando essas novas tecnologias do dia a dia em sala de aula, para que não exista uma disparidade entre o ambiente escolar e a sociedade tecnologicamente conectada. Para que as mudanças ocorram de maneira efetiva é preciso um engajamento dos profissionais da Educação, de maneira que a educação continuada possa proporcionar mudanças culturais e a capacitação para que estes professores possam usufruir de todo o potencial oferecido pelos recursos tecnológicos. Neste trabalho será apresentada as possibilidades de a utilização do aplicativo Object Viewers (merge edu) e da confecção do cubo (merge cube) durante as aulas de Anatomia Humana no Ensino Médio com a utilização do recurso realidade aumentada juntamente com uma sequência didática um experimento envolvendo a sua utilização em sala de aula. A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) permite a utilização de dispositivos móveis para visualizar e interagir com diferentes fenômenos, assim o presente trabalho aborda a questão do uso de novas tecnologias para o ensino de uma maneira inovadora. Com esse experimento busca-se levantar dados que possam reafirmar a utilidade de tais ferramentas e tecnologias em sala de aula, um relato de experiência envolvendo uma sequência didática com a utilização do cubo em uma turma de Ensino Médio será apresentado. Os resultados apresentados neste estudo visam contribuir para a inovação no processo de ensino aprendizagem dos dias atuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. O Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à

internet. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem- 152-milhoes-de-pessoas-com-acesso-internet>. Acesso em: 27 de abril de 2022.

ALMEIDA, Caroline Medeiro Martins; LOPES, Letícia Azambuja; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Sequências didáticas eletrônicas no ensino do corpo humano: comparando o rendimento do ensino tradicional com o ensino utilizando ferramentas tecnológicas. Acta Scientiae, v. 17, n. 2, p. 466-482, maio/ago., 2015.

ARAÚJO, Dionata Martins de. “Uso de realidade aumentada como ferramenta complementar ao ensino das principais ligações entre átomos”. Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 6, 28-30, Posteres do WRVA 2009. Disponível em:

<http://sites.unisanta.br/wrva/st/62401.pdf >. Acesso em: 05 nov. 2022.

BUTCHART, Ben. (2011). Realidade Aumentada para Smartphones. UKOLN, Universidade de Bath.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. CRUZ, Paulo Emílio de Oliveira. Metodologias ativas para a Educação corporativa.

Salvador,2018. Disponível em < https://prospectabr.com.br>. Acesso em 13 de maio de 2022.

FERNANDES, Flávia Gonçalves et al. Ensino da Anatomia do corpo humano usando realidade aumentada. Uberlândia- MG, Universidade de Uberaba, 2013.

FIRJAN. Indústria 4.0: Panorama da Inovação. 2016.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Retrospectiva 2021: Brasil tem dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV. Disponível em:

<https://portal.fgv.br/noticias/retrospectiva-2021-brasil-tem-dois-dispositivos-digitais- habitante-revela-pesquisa-fgv>. Acesso em: 27 de abril de 2022.

FORTE, Cleberson. e Kirner, Cláudio. “Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática”, Atas do 6º Workshop de realidade virtual e aumentada, Santos, 2009.

FREITAS, Márcia Regina de; Coeli Ruschel, Regina Aplicação de realidade virtual e aumentada em arquitetura Arquiteturarevista, vol. 6, núm. 2, julho-dezembro, 2010, pp. 127- 135 Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo, Brasil.

GUIOTOKU, Nilson Lima Araújo; NOGUEIRA, Kenedy Lopes; CARDOSO, Alexandre; LAMOUNIER, Edgard. Realidade Aumentada nos estudos de anatomia humana nos ensinos infantil, fundamental e médio. Uberlândia-MG, 2007. Disponível em: https://www.peteletricaufu.com.br/static/ceel/ doc/artigos/artigos2007/ceel2007_045.pdf>

JUNIOR, Heraldo Gonçalves Lima; DANTAS, Renan Felipe Brito; ANDRADE, Matheus Vinicius Vidal. O uso de aplicações de realidade virtual e realidade aumentada como ferramentas pedagógicas na Educação Básica. Revista Científica Multidisciplinar. v.2, n. 9, 2021.

KAGERMANN, Henning; WAHLSTER, Wahlster; HELBIG, Johannes. Securing the future of German manufacturing industry: Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0. Frankfurt, 2013.

KIRNER, Claudio; FORTE, Cleberson. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática. Disponível em < https://sites.unisanta.br/wrva/st/62200.pdf >

LASI, Heiner; FETTKE, Peter; KEMPER, Hans-Georg; FELD, Thomas; HOFFMANN, Michael. Industry 4.0. Business & Information Systems Engineering, Springer, v. 6, n. 4, p. 239–242, 2014.

MACEDO, Alex de Cássio; SILVA, João Assunção da; BURIOL, Tiago Martinuzzi. Usando Smartphone e Realidade Aumentada para estudar Geometria espacial. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, nº 2, p. 1-10, 2016.

MOURA, Annie Lezan Bittencourt de. Atividades educacionais em realidade aumentada para protagonismo dos alunos na aprendizagem dos conteúdos educacionais. In: CIDRIN, Luciana;

LOPES, Waslon; MADEIRO, Francisco. Tecnologias e ciências da linguagem: tecnologias e novas vertentes. São Paulo: Pá de palavra, 2019.

PANTELIDES, Veronica. Reasons to use Virtual Reality in Education. VR in the Schools, vol. 1, no. 1, jun. 1995.

PEDROSA, Estela Maria Peixoto de Azevedo. Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v.16, n 43, p 126-143, 2019.

PEREIRA, Rodolfo. Realidade aumentada – conceitos, tecnologias e aplicaç ões. Universidade de Uberaba - UNIUBE. Orientador: Antô nio Manoel Batista Da Silva. 2015

PINHO, Márcio. Realidade Virtual como Ferramenta de Informática na Educação.Disponível em: < http://grv.inf.pucrs.br/tutorials/rv_educa/index.htm> Acesso em: jul. 2009.

SANDRO, Rezende et al. Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói- RJ,

Disponível em <https://sol.sbc.org.br/index.php/wics/article/view/15968/15809>

SILVA, Adriana Simões de Sales Dias “Uso de recurso educacional com mídias interativas e integradas online em ensino e aprendizagem”, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013.

STRASSER, T. Mind the app! Helbling Languages, 2012.

TORI, Romero; KIRNER, Cláudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 422 p, 2006.

MORAN, José Manuel. Os Novos Espaços de Atuação do Professor com as Tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Vol. 4, n. 12. 2004. Disponível em:

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_ literatura/artigos/tic_professores/189117821002.pdf. Acesso em 22/04/2019.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.. ed. São Paulo, SP.: Papirus, 2003.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

A realidade aumentada como recurso didático para o ensino médio. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 19–33, 2023. DOI: 10.24979/4wg9p792. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1205. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 348

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.