O MÉTODO DAS 3 ETAPAS NAS AULAS DE INGLÊS

DA NETFLIX AO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/348

Palavras-chave:

Método, Língua estrangeira, Literatura estrangeira, Grimmm

Resumo

As Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) sustentam ser inconcebível a um indivíduo concluir o Ensino Médio sendo incapaz de usar a língua estrangeira em situações do seu cotidiano, onde a aquisição de informações é cada vez mais necessária. Considerando que informações não são obtidas através da simples decodificação, mas que requerem a interpretação pautada no horizonte hermenêutico de um texto, o letramento literário não pode ficar de fora das aulas de Inglês. Sendo assim, este artigo objetiva apresentar uma proposta de aplicação para o Método das 3 etapas, fundamentado em Saraiva e Mügge (2006). Trata-se de um roteiro para uma aula de Inglês a partir da série Grimm: contos de terror e do conto Chapeuzinho Vermelho, compilado pelos irmãos Grimm. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação (PCN), além de uma pesquisa bibliográfica sobre “cultura”, “letramento”, “Método das 3 etapas”, sobre os irmãos Grimm e o conto escolhido. O resultado foi uma pesquisa conceitual sobre a aplicabilidade do método analisado. Por fim, constatou-se que o método tem potencial para ser utilizado com a finalidade de engajar os estudantes na leitura do texto verbal em Inglês a partir de um gênero pertinente ao horizonte de expectativas deles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Filipe Marchioro Pfützenreuter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

    Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Câmpus Palmas. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

26/12/2019

Como Citar

O MÉTODO DAS 3 ETAPAS NAS AULAS DE INGLÊS: DA NETFLIX AO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 47–60, 2019. DOI: 10.24979/348. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/348.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 80

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.