Obstáculos epistemológicos e problemas no caminho da formação do espírito científico na pós-graduação stricto sensu de doutoramento
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1080Palavras-chave:
Epistemologia, Problema, Experiência primeiraResumo
O relato apresenta um discurso vivenciado por esta pesquisadora, no primeiro componente curricular do Curso de Doutorado em Educação do Ensino do Ciências e Matemática (REAMEC) turma 2021. Os primeiros ensaios de leitura e discussões frente aos olhares epistêmicos do saber científico. Neste sentido a ideia fundamenta-se nas bases epistemológicas das obras de Gaston Bachelard a formação do espírito científico de Tomas Kuhn a estrutura das revoluções científicas e Karl Popper a lógica da pesquisa científica, discorrendo uma reflexão na formação dos doutorandos, nas observações primeiras sobre os conhecimentos científicos, os problemas da ciência e o problema da pesquisa científica. A abordagem inicia-se a partir do obstáculo do conhecimento com as primeiras ideias instigadas, seguindo para o processo de reflexão sobre o que é um problema de pesquisa científica? E, concluindo com os argumentos de Popper sobre o problema da indução com o olhar oposto no método indutivo. As reflexões promoveram uma ruptura no modo de pensar da pesquisadora. E com o denso trabalho de leitura elevou as barreiras do pensamento e, ainda transformando hábitos biológicos e sociais da estudante de nível doutoral.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Esteia dos Santos Abreu. – Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
KUHN, Tomas S. A Estrutura das Revoluções Científica. 5ª ed. Editora Perspectiva S.A - São Paulo, 1962.
REUTERS. Covid-19 Global Tracker - REUTERS. 2022. Disponível em: https://graphics.reuters.com/world-coronavirus-tracker-and-maps/pt/. Acesso em: 24 fev. 2022.
POLYA, G., A Arte de Resolver Problemas. [tradução Heitor Lisboa de Araújo]. – Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
POPPER, Karl Raimund, A Lógica da Pesquisa Científica; tradução: Leonidas Hegengber, Octanny Silveira da Mota. – 2. ed. – São Paulo : Cultrix, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Solange Almeida Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.