Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente

Uma análise da plataforma Ava MEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.972

Palavras-chave:

Capacitação do professor, Educação, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais.

Resumo

Com vistas a acompanhar as novas tecnologias digitais da contemporaneidade na área da educação e partindo do pressuposto de que não se faz necessário um rompimento radical das antigas práticas pedagógicas em detrimento da atualização das novas possibilidades de ensino, optando-se pela harmonia entre os métodos, a pesquisa em pauta investigou a problemática que envolve a relevância da utilização da tecnologia na atividade docente para melhoria na qualidade de ensino analisando questões relacionadas à formação inicial e capacitação do professor e para isso foi feito um estudo a respeito da plataforma de ensino a distância do Ministério da Educação denominada de Ava Mec que é utilizada como alternativa para complementação da formação docente. Como estratégia metodológica foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com coleta de dados realizada no site do MEC. A análise feita mostrou que essa plataforma possui/oferece cursos importantes que podem ser utilizados para aclarar conceitos e promover uma integração do currículo com as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- NTDIC, bem como, alertar a classe docente para a importância da apropriação dessas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ednaldo Coelho Pereira, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós - Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia) no eixo Formação de Professores pelo PROCAD-AMAZÔNIA na Universidade Federal do Pará - UFPA, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (linha de pesquisa: Educação e Tecnologia), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP/SP (Linha de Pesquisa: Sistemas digitais e computacionais), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Graduação em Informática pela Instituto Luterano de Manaus - ULBRA-MAO. Atualmente professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR, atuando como professor do curso de Ciência da Computação e professor permanente do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE UERR/IFRR) na linha de pesquisa Educação e Tecnologia. Especialista em Educação Mediada por Tecnologia com experiência na área de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Dados e Programação - Informática na Educação - Computação Cooperativa (Educação a Distância), Afetividade na Educação Mediada por Tecnologia, Interações com uso da Tecnologia.

Referências

ARAÚJO, Rosana Sarita de. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005.

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br) Acesso em: 6 mar. 2021

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: pne.doc (mec.gov.br) Acesso em: 3 mar. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: *anexo_texto_bncc (mec.gov.br) Acesso em: 3 mar. 2021

COSTAS, José Manuel Moran. Contribuição das tecnologias para a transformação da educação. Revista Com Censo (RCC), [S. l.], ano 14, v. volume 5, n. número 3, p. 8-10, 2 ago. 2018. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/08/Entrevista_Tecnologias_Moran_Com_Censo.pdf. Acesso em: 3 mar. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GADOTTI, Moacir. A boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. Disponível em: Sem t.tulo-1 (feevale.br) Acesso em: 18 fev. 2021.

NÓVOA, A. Nada será como Antes. Revista Pátio, 72, 2014. Porto Alegre: Grupo A. Disponível em: pef_72.pdf (wordpress.com). Acesso em: 24 jan. 2021.

RUIVO, João; MESQUITA, Helena. Educação e formação na sociedade do conhecimento. Disponível em: http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/0214-3402/article/viewFile/7442/8483> Acesso em: 21 de mar. de 2021.

SANDHOLTZ, Judith Haymore. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula

centradas nos alunos. Trad. Marcos Antônio Guirado Domingues. Porto Alegre: Artes

Médicas, 1997.

TRICHES, Ivo José; DEMETERCO, Solange Menezes da Silva; MARQUES, Vera Regina Beltrão. Fundamentos da Educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

VALENTE, J. A. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In:VALENTE, J. A. (org). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas (SP): NIED-UNICAMP, 1999. Disponível em: computador-sociedade-conhecimento.pdf (upf.br) Acesso em: 6 mar. 2021.

Downloads

Publicado

22/09/2021

Como Citar

Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente: Uma análise da plataforma Ava MEC. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–63, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.972. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/972.. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 183

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.