A OFERTA DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/345

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada

Resumo

Este artigo procurou demonstrar, à luz da Teoria Histórico-Cultural, a necessidade, na contemporaneidade, da atividade mediadora do professor no processo educativo. Entendemos que os conhecimentos são históricos e socialmente construídos pelas gerações anteriores até os dias atuais. Desse processo de objetivação do conhecimento nasce a necessidade da educação, especificamente, na nossa sociedade, a educação escolar, para que esses conhecimentos sejam transmitidos às novas gerações de modo que estas se desenvolvam e façam parte da sociedade de seu tempo. Saviani defende que não é qualquer conhecimento que deva ser transmitido, mas a cultura maior, os conhecimentos científicos, ou o erudito. Sob essa perspectiva defendemos o ensino de Língua Estrangeira Moderna-Inglês nas séries iniciais, por compreender seu papel formador e condicionante ao desenvolvimento das estruturas psíquicas mais elaboradas. Demonstramos, então, através de nossa pesquisa bibliográfica e em documentos oficiais, se as instituições de educação estão estruturadas para que esse desenvolvimento seja garantido; para isso, mostramos como está composto o quadro de profissionais docentes de língua inglesa do município de Palmas no Estado do Paraná, articulando seus dados com a importância da formação inicial e continuada. Através da leitura dos dados pudemos perceber avanços em relação à formação dos professores que compõem o quadro do magistério do município e a importância da formação inicial e continuada na prática docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiana Aparecida Michels, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

    Especialista em Linguagens Híbridas e Educação, Graduada em Letras Português-Inglês, pelo IFPR, campus Palmas. Professora da Prefeitura Municipal de Palmas-PR

Downloads

Publicado

26/12/2019

Como Citar

A OFERTA DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 77–90, 2019. DOI: 10.24979/345. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/345.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 71

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.