Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.954

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino superior, Valor pedagógico

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão estruturada sobre o valor da gamificação enquanto estratégia pedagógica alternativa ao modo como tradicionalmente se organiza o processo de ensino e aprendizagem. Uma estratégia que visa responder ao problema de forte desmotivação dos alunos em particular no contexto do ensino superior, em muito devido ao modo marcadamente uniforme e estandardizado como o currículo aí é habitualmente trabalhado. Embora a aprendizagem pela gamificação seja aqui apresentada como uma opção que poderá tornar a experiência de aprender na universidade em si mesma muito mais interessante, apelativa e personalizada, como contraponto, o texto termina com uma breve discussão sobre os horizontes e limites desta novel forma de equacionar e desenhar o ensino e a aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

    Fernando Albuquerque Costa (PhD) é professor e investigador na área de Tecnologia Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação I&D (UIDEF). É professor na Universidade de Lisboa desde 1988, até 2008 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Atualmente é o diretor acadêmico do Mestrado em Educação e Formação (e-Learning e EAD), coordenando também a Licenciatura em Educação e Formação. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Currículo e Tecnologia Digital e com Inovação de Práticas Educativas e Processos de Aprendizagem, tendo abordado nestas áreas 6 teses de doutoramento (7 em curso), 5 pós-doutorados, 2 doutorados em Sandwich e 40 teses de mestrado académico. A nível internacional, Fernando coordenou até ao momento equipas portuguesas de diferentes projectos europeus de investigação na área da utilização pedagógica das TIC, incluindo projectos sobre avaliação de multimédia educacional, sobre práticas pedagógicas inovadoras, sobre portefólios electrónicos e desenvolvimento profissional de professores, sobre professores. auxilia na criação de conteúdos para ambientes de aprendizagem e no desenvolvimento de competências digitais de educadores de adultos. A nível nacional, pelo Ministério da Educação, foi coordenador i) do Projecto de Ensino à Distância para Alunos Itinerantes; ii) o estudo nacional sobre Competências de Professores em TIC; e iii) o Projecto de Resultados de Aprendizagem na área das TIC para Estudantes. Mais recentemente, ele coordenou dois projetos de I&D, ambos com o objetivo de promover a integração das TIC na prática de professores e alunos, e um outro com o objetivo de promover a alfabetização digital de adultos. Atualmente, Fernando integra a equipe de pesquisa do projeto Game Course - Improving CollegeLearning with Gamification. Fernando possui mais de cem publicações (www.researchgate.net/profile/Fernando_Costa10), sendo membro do conselho editorial de várias revistas científicas internacionais, como a Digital Education Review (http://revistes.ub.edu/index. php / der), e codiretor da primeira revista científica online na área das TIC na educação e formação publicada em Portugal.

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Publicado

22/09/2021

Como Citar

Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–51, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.954. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/954. Acesso em: 3 dez. 2024.

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