DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM PLANILHA ELETRÔNICA PARA ENSINAR CONCEITOS DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.24979/355Palavras-chave:
Ensino da Psicologia, Métodos de ensino, Estudo individualizado, AprendizagemResumo
Errata: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/899
Estudos revelam dificuldades na formação em Psicologia relativas ao aprendizado de conceitos de Análise do Comportamento e de Avaliação Psicológica. Para lidar com esse problema, esta pesquisa foi organizada em dois estudos. Os objetivos foram desenvolver e avaliar a eficiência de um programa de ensino individualizado para favorecer o aprendizado de conceito de reflexo (Estudo 1) e de Avaliação Psicológica (Estudo 2). Participaram de cada estudo 10 alunos de Psicologia de diferentes semestres expostos a atividades desenvolvidas numa planilha eletrônica que envolviam instruções, exercícios e feedback informativo sobre o desempenho. Os resultados gerais indicaram eficácia de baixa a moderada dos procedimentos propostos para o ensino de conceitos psicológicos. Além disso, indicaram a necessidade de aperfeiçoar as condições avaliativas e os critérios de progressão nas atividades. Ao mesmo tempo, foi evidenciada a viabilidade de se continuar investindo no desenvolvimento de recursos informatizados para o ensino, uma vez que todos os alunos relataram satisfação com as tarefas realizadas e elas ajudaram a favorecer que os estudantes apresentassem respostas ativas em relação aos conceitos propostos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Henrique Oliveira Henklain , Rafael Garcia, Ricardo Lima Moura, Francisco Gean Leite do Nascimento, Deusiana Rodrigues Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.