Educação ambiental no ambiente escolar

Consolidação da responsabilidade compartilhada no processo de gestão dos resíduos sólidos no município de Erechim, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i2.1552

Palavras-chave:

Escolas, Oficinas, Reciclagem, Reuso

Resumo

O trabalho ambiental realizado em escolas busca fazer o reconhecimento do gerador de resíduos como (co)responsáveis e (co)participantes no processo de gestão dos resíduos sólidos e nesse sentido, este trabalho buscou dar continuidade as ações de sensibilização ambiental iniciados no ano anterior em uma escola de ensino básico do município de Erechim, RS através do desenvolvimento de oficinas de reuso e reciclagem de materiais contribuindo na consolidação da responsabilidade compartilhada no processo de gestão dos resíduos sólidos resultando em uma postura crítica e atuante dos estudantes. A metodologia incluiu: a rediscussão da temática ambiental dos resíduos sólidos urbanos; desenvolvimento das atividades pedagógicas baseadas em oficinas de reuso e reciclagem dos resíduos, organização e publicação das atividades desenvolvidas em formato de cartilha virtual e finalização da atividade com a avaliação dos resultados. As atividades desenvolvidas foram escolhidas de acordo com a faixa etária dos estudantes e envolveram 12 atividades entre jogos e objetos de decoração e utilidades. Os roteiros de execução foram organizados coletivamente para a confecção da cartilha que incluiu imagens coletadas durante a realização das atividades. Este primeiro volume foi finalizado em 35 páginas e será compartilhado com a escola e nas mídias virtuais da Unidade da Uergs. A etapa de avaliação considerou a percepção dos professores, observadores das atividades, e recebeu 12 respostas. Este trabalho evidenciou a importância da socialização do conhecimento e o fortalecimento da cidadania na comunidade onde se insere a Universidade, consolidando o compromisso da Instituição e comunidade no atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joyce Cristina Gonçalvez Roth, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS

    Doutora em Tecnologia Ambiental. Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS.

  • Daiane Baratieri, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS.

    Acadêmica do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Uergs.

Referências

ABREMA. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. 84 p. 2024. Disponível em: https://www.abrema.org.br/panorama/. Acesso em: jan. de 2024.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de controle de qualidade de produtos cosméticos - Uma abordagem sobre os ensaios físicos e químicos. Brasília, p. 18 - 121, 2008.

ALBUQUERQUE, R.; SANTOS, M.; MAIA, R. Estratégias para Educação Ambiental sobre o ecossistema manguezal na Educação Básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 5, p. 115-133, 2021.

BARBOSA, G.; DE OLIVEIRA, C. T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA, v. 37, n. 1, p. 323–335, 2020.

Práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso na Escola de Educação

BOCASANTA, R; BARRIOS, M. E. M. Práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso na Escola de Educação Básica Visconde de Cairu, em Lage – Santa Catarina. Humanidades&Tecnologia, v. 52, n. 1, 2024.

BRASIL. Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; . altera a Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF, ago. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm Acesso em: fevereiro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 06 de jan. de 2025.

BRASIL. Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES). Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-projetos-acoes-obras-atividades/agendaambientalurbana/lixao zero/plano_nacional_de_residuos_solidos-1.pdf. Acesso em 11 de janeiro de 2024.

CONAMA. Conselho Nacional de Meio Ambiental. Resolução n. 275 de 25 de abril de 2001. Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

COSTA, N. L.; DA FONSECA, L. R.; FÁVARO, L. C. A utilização de jogos digitais educativos na educação ambiental: um estudo com alunos da educação básica. Educação Ambiental em Ação, v. 18, n. 68, 2019.

ETCHEZAR, J. W. M.; BIORCHI, B. C. Desenvolvimento Sustentável: Uma análise da perspectiva de garantia para as gerações futuras. Rev. Constituição e Garantia de Direitos, v.11, n. 1, p. 142-156, 2018.

FREIRE. P. Educação como prática da liberdade. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/educacao_pratica_liberdade.pdf. Acesso em: 14 dez de 2024.

GUIMARÃES, M. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.). Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Cap. 1. p. 15-29.

LOUREIRO C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: TRAJBER, S. S. M. R. (Org.). Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação/Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007. Cap. 2, p 65-72.

LOURENÇO, A. A.; PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v.15, n.2, p.132-141, 2010.

MAIA, L. H. J. al. Política Nacional de resíduos sólidos: um marco na legislação ambiental brasileira. Polêm!ca, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 1070-1080, 2014.

MARQUES, G. E. DE C., FERREIRA DE SOUZA, C. B., & MOURA, L. C. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL: ESTUDO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA I LHA DE SÃO LUÍS. Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, v. 3, n.1, p. 99- 124, 2021.

MODESTO M. A, CRUZ S. A. F. Girassonhos: possibilidade metodológica participativa para a promoção da educação ambiental crítica. Revista Transmutare, v. 8, e17355, p. 1-17, 2023.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis chama atenção para a necessidade de promoção do trabalho decente para a categoria profissional no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.ilo.org/pt-pt/resource/article/dia-mundial-dos-catadores-de-materiais-reciclaveis-chama-atencao-para. Acesso em: 17 de jan. 2025.

OLIVEIRA, J. C. C.; NETO, J. G. R. Atividades lúdicas com o conteúdo energia para o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Boa Vista - Roraima, com aporte na teoria de Ausubel. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 16, n. 2, p. 33 – 48, 2023.

ONU. Organização das Nações Unidas. The Sustainable Development Goals Report 2024. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2024/. Acesso em: janeiro de 2025.Acesso em: 12 dez. 2024

PHILIPPI JÚNIOR, A.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental e sustentabilidade. 2. Ed. Barueri: Manole, 2014. 1024 p.

PLACIDES. F.M; DA COSTA J.W. John Dewey e a aprendizagem como experiência. Revista Apotheke v. 7, n. 2, p. 129-145, 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria do Meio Ambiente e Estrutura. PEAC - Programa de Educação Ambiental Colaborativo, 2021. Disponível em: https://www.sema.rs.gov.br/peac. Acesso em: 20 de dezembro de 2024.

RIZZATTI, I. M. et al. Proposta de uma sequência didática para abordar os temas transversais saúde e cidadania com estudantes do ensino fundamental na Feira do Passarão, Boa Vista, Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 14, 3, p. 13 – 20, 2021.

SANTOS, D. M.; NAGASHIMA, L. A. Saber popular e o conhecimento científico: Relato de experiência envolvendo a fabricação de sabão caseiro. REnCiMa, v. 8, n. 2, p. 127–142, 2017.

SANTOS, J. et al. Concepção de educação ambiental e sua relação com a prática pedagógica de professores do ensino médio. Ciência e Desenvolvimento Revista Eletrônica da FAINOR, v. 8, n. 1, p. 01-21, 2015.

SELLITTO, M. A. Reverse logistics activities in three companies of the process industry. Journal of Cleaner Production, v. 187, n. 1, p. 923-931, 2018.

SINIR. Sistema Nacional de Informação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos, 2019. Disponível em: https://sinir.gov.br/relatorios/municipal/. Acesso em: 20 de dezembro de 2024.

SOUZA, M. T. S. et al. O papel das cooperativas de reciclagem nos canais reversos pós-consumo. Rev. Adm. de Empresas. v. 52, n. 2, p. 246-262, 2012.

VOLOCHTCHUK, O. M. et al. Variações do pH dos sabonetes e indicações para sua utilização na pele normal e na pele doente. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, v. 75, n. 6, p. 697-703, 2000.

ZANARDI, O. Z. et al. Evolução da legislação ambiental na gestão dos resíduos sólidos e a importância das cooperativas e dos catadores de materiais recicláveis no município de Londrina. Geomae, v.12, n.1, p. 66-81, 2021.

Downloads

Publicado

07/08/2025

Como Citar

Educação ambiental no ambiente escolar: Consolidação da responsabilidade compartilhada no processo de gestão dos resíduos sólidos no município de Erechim, RS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i2.1552. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1552. Acesso em: 8 ago. 2025.