Perspectiva emancipatória de Paulo Freire para inclusão de estudantes migrantes
DOI:
https://doi.org/10.24979/9a60r029Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação, Inclusão, MigrantesResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar contribuições da Pedagogia de Paulo Freire para a inclusão de estudantes migrantes e analisar alguns de seus pensamentos teóricos que podem ser lidos sob o olhar da migração em contexto escolar. Para isso, buscou-se as reflexões em 2 obras importantes de Freire: Educação para prática da liberdade (1987); Pedagogia da esperança (1992). A justificativa deste estudo se dá pela consciência de que o Estado de Roraima, nos últimos 7 anos, apresenta um contexto social altamente marcado pela migração de venezuelanos e venezuelanas, ou seja, houve um aumento significativo de imigrantes venezuelanos matriculados nas escolas municipais, especialmente na capital Boa Vista-RR. A pesquisa é de abordagem qualitativa e consistiu em uma análise teórica bibliográfica das obras citadas. Os resultados apontam a necessidade de uma base teórica que fundamente a inclusão de estudantes migrantes nas escolas municipais, para nosso caso de estudo, torna-se pertinente, visto que há uma realidade de xenofobia em relação às crianças venezuelanas. Mesmo que algumas universidades, em Roraima, já tenham estudos sobre a inclusão de migrantes, é importante aproveitar as inspirações encontradas nas entrelinhas dos textos de Freire, para motivar a construção de políticas públicas migratórias de inclusão de estudantes migrantes que contemple as diversidades culturais e linguísticas e o respeito às diferenças.
Downloads
Referências
ACNUR; OIM. R4V: Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela. Brasília: ONU Brasil, 2022. Disponível em: https://www.r4v.info/pt/brazil. Acesso: 13 jul. 2022.
BARZOTTO, Valdir Heitor. Nem respeitar, nem valorizar, nem adequar as variedades lingüísticas. Revista ECOS, v. 2, n. 1, 2007.
BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 25 de maio de 2017.
DE ALMEIDA CHACON, Daniel Ribeiro. Pedagogia da resistência: Escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire. Editora Vozes, 2021.
DE CARVALHO, Alonso Bezerra; BROCANELLI, Cláudio Roberto; DE SOUZA SANTOS, Genivaldo (Ed.). Pensamento Latino-Americano e Educação: por uma ética situada. Marília: Editora Oficina Universitária, 2020.
DE FREITAS, Luiz Carlos. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 6, n. 1, p. 48-59, 2014. Disponível em:https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12594/8857. Acesso em: 19 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. Educação para prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra Ltda, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomaz Tadeu da Silva (Org.) - Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.
VEIGA-NETO, Alfredo. Neoliberalismo, Império e Políticas de Inclusão – problematizações iniciais. In: A educação e a inclusão na contemporaneidade. Cinara Franco Rechico; Vanessa Gadelha Fortes (Orgs.) - Boa Vista: Editora da UFRR, 2008. p.11-28.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valdiza dos Santos Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.