O Estágio Supervisionado Revelando Concepções na/para a Formação de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1448Palavras-chave:
Formação Inicial, Estágio, docente, formação, licenciaturaResumo
A formação de professores vem sendo palco de debates entre diversos pesquisadores no Brasil, sendo uma temática abrangente e complexa, cuja discussão envolve uma multiplicidade de posicionamentos e olhares constituídos a partir de diferentes personagens, estando o estágio supervisionado imerso nesta complexidade. Componente curricular obrigatório em todos os cursos de licenciatura do país, o estágio assume um papel central neste artigo, que objetiva evidenciar suas potencialidades e desafios na/para a formação inicial de professores, tomando como base as concepções de dez alunos do curso Licenciatura em Matemática de uma universidade pública federal do Brasil. Nesse sentido, assumindo perspectivas teórico-metodológicas de pesquisas qualitativas, foram analisados dez relatórios produzidos individualmente por alunos da licenciatura durante o desenvolvimento do componente curricular Estágio Supervisionado II. Como resultados, as produções revelam concepções, experiências, vivências, sentimentos e ensinamentos relativos à formação docente e à importância da imersão dos licenciandos em espaços escolares, ao passo que aponta obstáculos e desafios a essa formação.
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