Cores e Linguagem

Um projeto de extensão voltado para a Literatura em/de Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1445

Palavras-chave:

Extensão, Literatura, Interculturalidade, Arte-Educação

Resumo

Em 2023, o Projeto de Extensão Cores e Linguagens teve como objetivo geral afirmar a relevância da arte para a formação humana cidadã, por meio de ações interdisciplinares, envolvendo as diferentes expressões artísticas e culturais, com ênfase na arte literária em/de Roraima. As atividades desenvolvidas envolveram docentes e discentes do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nesse recorte, apresentamos as ações do Projeto, realizadas na Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que contaram com a parceria de artistas e pesquisadores roraimenses em oficinas e rodas de conversa. Como resultado destaca-se a integração entre as diferentes linguagens artísticas na promoção de vivências educativas interculturais, por meio de ações que contribuíram para o re/conhecimento da diversidade presente em Roraima, em especial das culturas indígenas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima, Pós Graduada em Gestão Pedagógica pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (2010) e em Pedagogia pelas Faculdades de Ciências do Norte do Brasil (2017). É membro do Grupo de Pesquisa de Didática da Resolução de Problemas. Tem experiência em docência nas etapas do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente trabalha no terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

  • Laura Juliana Neris Machado Barros, Universidade Federal de Roraima

    Professora EBTT da Universidade Federal de Roraima. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Roraima. Possui Pós-graduação "Lato Sensu" em Educação Inclusiva pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia (2013), licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Integrante do grupo de pesquisa: Línguas em contexto de Diversidade Linguística (UERR). Interessa-se pelos seguintes temas: identidade juvenil; educação e interculturalidade; literatura e memória.

  • Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Universidade Federal de Roraima

    Professora Efetiva do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR/IFRR). Especialista em Psicopedagogia Institucional (FESL) e em Docência no Ensino Superior (FESL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Integrante do Grupo de Pesquisa do Núcleo Criança, Educação e Arte (CrEAr/UFRR), Linha de Pesquisa: Formação de Professores de Educação Infantil. Interessa-se pelos seguintes temas: educação infantil; ensino fundamental; desenvolvimento infantil; artes; formação de professores; musicalização, educação musical.

  • Verônica Teodora Pimenta, Universidade Federal de Roraima

    Pesquisadora em Dança e professora de Dança no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Dança pela mesma Universidade, com dupla titulação em Estudos Artísticos, realizados na Universidade de Coimbra (UC/Portugal), na modalidade graduação-sanduíche frequentada através do Programa de Licenciaturas Internacionais da Capes (PLI/2011-2013). Também pela UFMG possui a seguinte formação: Mestre em Comunicação Social, com pesquisa sobre o corpo na Linha de Pesquisa "Comunicação e Sociabilidade Contemporânea" (2007); bacharel em Comunicação Social, com titulações em Jornalismo (2004) e em Radialismo (2004); além do Curso Técnico de Formação de Atores do Teatro Universitário (2001). É especialista em "Dança e Consciência Corporal" pela Universidade Estácio de Sá (2015). Na área de criação e execução da dança, atuou no coletivo de jovens bailarinos-criadores Grupo Ideia de Dança (Belo Horizonte, 2003-2005), foi artista-residente no Crepúsculo Centro de Desenvolvimento Humano (Belo Horizonte, 2014), dançarina no Grupo de Danças Folclóricas Aruanda (Belo Horizonte, 2016-2022), preparadora corporal na Aldeia Escola de Teatro (Belo Horizonte, 2019-2022) e artista-pesquisadora no Grupo Cunhatã (Boa Vista, 2024, em andamento). Paralelamente à carreira de artista-pesquisadora, tem histórico de atuação como jornalista profissional com foco nas vertentes da Comunicação Pública e do Jornalismo Cultural: entre 2005 e 2022, foi repórter da Rádio Inconfidência Ltda, empresa pública vinculada à Secretaria de Cultura do estado de Minas Gerais. Os principais temas que movem, ou moveram, a produção acadêmica da autora são: Dança Contemporânea, Improvisação em Dança; Danças Populares, Dança e Inclusão, Prática de Dança como Pesquisa, Processos Educativos em Dança, Experiências Interartes e Interculturais.

  • Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória, Universidade Federal de Roraima

    Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Professora efetiva da UFRR, atuando na Educação Básica do Colégio de Aplicação - CAp/UFRR. Atuou com Educação Infantil e Ensino Fundamental (2006 à 2016) na rede pública, em Boa Vista/RR e em classes de Ensino Fundamental na rede privada de educação em Salvador/Ba ( 1998-2005). É membro ativo do Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática (CNPQ). Experiência com palestras, mini-cursos e oficinas. 

Referências

BORGES, Patrícia. “Colorindo”: Cantora Euterpe lança álbum para o público infantil. Disponível em: https://portalamazonia.com/musica/colorindo-cantora-euterpe-lanca-album-para-o-publico-infantil/. Acesso em: 12 MAR. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL - LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10 MAR. 2023.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação e direitos humanos. Campinas: Revista Educação e Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

FERSECK, Sony. Movejo. Boa Vista, Wei Editora, 2020.

FERSECK, Sony. Weiyami’ mulheres que fazem o sol’. Boa Vista, Wei Editora, 2022.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

UFRR. Resolução nº 003/2011-CUni, 2011.

WAPICHANA, Cristino. A Cor do Dinheiro da Vovó. Brasília: Editora Edebê, 2019.

Downloads

Publicado

03/07/2025

Como Citar

Cores e Linguagem: Um projeto de extensão voltado para a Literatura em/de Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1445. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1445. Acesso em: 4 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 203

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.