Administração Financeira nos processos de planejamento e implementação de uma empresa do setor de Publicidade e Propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/a78syd91

Palavras-chave:

Administração Financeira, Planejamento Financeiro, Publicidade e Propaganda, Microempreendedor Individual

Resumo

A administração financeira é o método de gerenciar os recursos financeiros da organização.A gestão financeira é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um negócio. A falta de controle financeiro continua sendo o principal alerta e também um dos principais motivos de fechamento de pequenas empresas, ainda que estas estejam na modalidade MEI - Microempreendedor Individual e que tenham facilidades burocráticas na abertura além de isenções fiscais, se faz imprescindível uma gestão eficaz na qual os gestores possam utilizar de maneira eficiente os recursos e ter condições e capital para investir na própria empresa e garantir a longevidade da mesma. Desta forma, a gestão financeira torna-se uma ferramenta de vital importância para o gestor manter a saúde financeira da empresa. Neste viés julgou-se importante analisar quais os benefícios da utilização dos recursos da Administração Financeira durante os processos de planejamento e implementação de uma empresa do setor de publicidade e propaganda em formato de MEI. A metodologia aplicada neste trabalho foi bibliográfica, do tipo descritiva-exploratória e qualitativa. Utilizou-se a pesquisa de campo como procedimento de coleta de dados, através de entrevista semiestruturada com o gestor da empresa. Com base nos resultados da pesquisa, constatamos que o uso da administração financeira e suas ferramentas de aplicação se faz imprescindível para constituição de uma empresa. Através dela o empreendedor poderá ter um controle de caixa, saber onde aplicar os recursos dentro da empresa e potencializá-los possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e aumentando os lucros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADMINISTRADORES.com - Planejamento Financeiro. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/planejamento-financeiro>. Acesso em: 16 mai. 2021.

ALVARES, Jéssica Nicolodi; TRETER, Jaciara. Gestão Financeira para Microempreendedores Individuais. 1ª Edição. Cruz Alta, RS: Ed. UniCruz, 2019.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2017.

BARROS, Erico Costa. Análise financeira: enfoque empresarial. 2ª Edição. Belo Horizonte: Ed. Aquila, 2020.

BERNARDES, Jefferson Hamilton; et al. Fluxo de Caixa como ferramenta gerencial na administração financeira. 1ª Edição. Araçatuba, SP: Ed. UniSalesiano, 2020.

BRASIL - Presidência da República. Decreto nº 57.690, de 1 de fevereiro de 1966. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d57690.htm>. Acesso em: 16 mai. 2021.

BRASIL - Presidência da República. Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm>. Acesso em: 16 mai. 2021.

CONTA AZUL - O planejamento financeiro de uma agência. Disponível em: <https://blog.contaazul.com/planejamento-financeiro-agencia-de-marketing>. Acesso em: 30 abr. 2021.

DRUCKER, Peter. Management: Tasks, Responsibilities, Practices. New York, EUA: Ed. Harper & Row, 1973.

DUARTE, Gracy Astolpho. Publicidade nas redes digitais: estratégias para comunicação, consumo e entretenimento. Curitiba, PR: Ed. Appris, 2019.

EXAME - Cada R$ 1 gasto em publicidade gera R$ 8,54 para o PIB do Brasil. Disponível em: <https://exame.com/economia/cada-r-1-gasto-em-publicidade-gera-r-854-para-o-pib-do-brasil/>. Acesso em: 30 set. 2021.

FACHIN, Odília. Fundamentos da Metodologia: noções básicas em pesquisa científica. 6ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2017.

GHISLENI, Taís Steffenello; PEREIRA, Vitória Karina Rodrigues; KNOLL, Graziela Frainer. A nova era da comunicação: publicidade e propaganda no contexto das mídias sociais. Santa Maria, RS: Revista Observatório, v. 6, n. 6, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a14pt>. Acesso em: 16 mai. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2019.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 10ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Pearson, 2006.

GUIMARÃES, Jullian Lennon Albuquerque. Planejamento financeiro, estratégia competitiva na micro e pequena empresa. 16ª Edição. Goiânia, GO: Revista Especialize, v. 1, n. 9, 2018.

IBOPE - Retrospectiva 2018. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2019/05/retrospectiva_2018_FINAL.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2021.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Sextante, 2017.

LACERDA, Wanderson Braga. A importância do controle financeiro para os MEI’s. 1ª Edição. Serra, ES: Ed. Multivix, p. 66, 2018.

LEMES, Giovanni Bugni. Administração Financeira. 1ª Edição. São Paulo: Ed. Clube de Autores, 2017.

LIMA, Maria Alice Dias da Silva; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel; LIMA, Cristiane Cauduro. A utilização da observação participante e da entrevista semi-estruturada na pesquisa em enfermagem. 20ª Edição. Porto Alegre, RS: Ed. R.G.E, 1999.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2019.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Atlas, 2016.

NETO, Alexandre Assaf. A entrevista como um gênero do discurso. 14ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Saraiva, 2018.

NEXOOS - Planejamento financeiro nas empresas. Disponível em: <https://www.nexoos.com.br/guia-de-investimentos/planejamento-financeiro-empresarial/>. Acesso em: 18 abr. 2021.

OLIVEIRA, Ricardo da Cunha. Administração Financeira: uma análise conceitual. Revista Estação Científica. 15ª Edição. Juiz de Fora, MG: Ed. Estácio, 2016.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Orçamento Empresarial: Novos Conceitos e Técnicas. 1ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Pearson, 2017.

PRUDÊNCIO, Fernando Munhoz. O modelo de negócios das agências de publicidade e propaganda na era digital. 1ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Unesp, 2018.

QIPU - Planejamento financeiro para MEI. Disponível em: <https://www.qipu.com.br/blog/planejamento-financeiro-para-mei>. Acesso em: 27 mar. 2021.

ROCKCONTENT - Como fazer uma gestão financeira para agência de publicidade. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/gestao-financeira/>. Acesso em: 30 mar. 2021.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. Fundamentos de Administração Financeira. 9ª Edição. São Paulo: Ed. McGraw Hill, 2013.

SALES FORCE - Tendências para o Mercado Digital em 2021. Disponível em: <https://www.salesforce.com/br/blog/2020/12/tendencia-para-mercado-digital-em-2021.html>. Acesso em: 18 abr. 2021.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - A importância da educação financeira para empreendedores. Disponível em: <https://sebraemg.com.br/blog/a-importancia-da-educacao-financeira-para-empreendedores/>. Acesso em: 16 mai. 2021.

SEBRAE - Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-fazer-a-gestao-financeira-do-pequeno-negocio,d999a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 30 abr. 2021.

SEBRAE - Como montar uma agência de publicidade. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-de-publicidade,76887a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 01 abr. 2021.

SEBRAE - Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 18 mar. 2021.

SEBRAE - Educação financeira e empreendedorismo. Disponível em: <https://sebraeatende.com.br/system/files/educacao_financeira_e_empreendedorismo.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2021.

SEBRAE - Gestão financeira em tempos de crise. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/gestao-financeira-em-tempos-de-crise,af7868e2ce8f0710VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 18 mar. 2021.

SEBRAE - MEI - Formalização X Legalização. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/se/artigos/artigo-mei-formalizacao-x-legalizacao,7f6a99e5eda16610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 01 abr. 2021.

SETTING CONSULTORIA - Planejamento financeiro empresarial. Disponível em: <https://setting.com.br/blog/gestao-empresarial/planejamento-financeiro-empresarial/>. Acesso em: 10 out. 2021.

UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. O papel do administrador financeiro. Disponível em: <https://hoje.unisul.br/qual-e-o-papel-do-administrador-financeiro-em-uma-empresa/>. Acesso em: 06 ago. 2021.

WIERSEMA, Fred. The B2B Agenda: The current state of B2B marketing and a look ahead. Industrial Marketing Management. Pennsylvania, EUA: 4ª Edição. Vol. 42, p. 470-488, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4ª Edição. Porto Alegre, RS: Ed. Bookman, 2010.

ZENONE, Luiz Claudio. CRM (Customer Relationship Management): Marketing de Relacionamento, Fidelização de Clientes e Pós-venda. 1ª Edição. São Paulo, SP: Ed. Actual, 2020.

Downloads

Publicado

01/11/2023

Como Citar

Administração Financeira nos processos de planejamento e implementação de uma empresa do setor de Publicidade e Propaganda. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 176–199, 2023. DOI: 10.24979/a78syd91. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1252. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 70

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.