Concepções prévias de estudantes do sétimo ano do ensino fundamental sobre plantas e suas aplicações no cotidiano através de desenho associado à escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1630

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Conhecimentos Prévios, Ensino de Botânica

Resumo

As plantas são essenciais para a existência e manutenção da vida tal como a conhecemos. Todavia, elas não assumem uma posição de destaque na percepção humana. Esse distanciamento, conhecido como não-percepção botânica, traz consequências diretas que se refletem nos hábitos e na cultura da sociedade contemporânea. Ao superar os desafios encontrados no ensino de botânica, a escola apresenta-se como um local capaz de promover uma maior conexão entre as pessoas e as plantas. Com apoio na aprendizagem significativa, que enfatiza a importância de construir novos conhecimentos sobre a base de conceitos relevantes e significativos que o estudante já possui, destaca-se o valor do levantamento dos conhecimentos prévios. Conhecer as concepções prévias dos estudantes possibilita que o professor tenha um referencial para o planejamento das atividades que irá realizar, escolhendo estratégias e delineando as próximas etapas focadas na aprendizagem de ideias e conceitos de forma progressiva e interconectadas, afastando os estudantes de uma assimilação memorística. Este trabalho deriva da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e discute as concepções prévias de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do estado de São Paulo sobre as plantas e suas aplicações no cotidiano, utilizando como registro das ideias prévias o desenho associado à escrita, o que amplia a obtenção de dados de pontos de vista e atitudes sobre o assunto. Os desenhos e textos foram categorizados e examinados qualitativamente utilizando-se a Análise de Conteúdo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, J. N. Aprendizagem Significativa de Botânica em Laboratórios Vivos. 229 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Mato Grosso. 2014.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart, and Winston, p. 685. 1968.

AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, 1977.

BARRETO, L. H.; SEDOVIM, W.; MAGALHÃES, L. M. A idéia de alunos do ensino fundamental sobre plantas. Revista Brasileira de Biociências, v. 5, n. S1, p. 711-713, 2007.

BRITO, S. D. A botânica no ensino médio: uma experiência pedagógica sob uma perspectiva construtivista. UESB/Vitória da Conquista, monografia de graduação. 2009.

CARNIELLO, M.; GUARIM NETO, G. As plantas na percepção dos alunos do primeiro grau em uma escola pública da Universidade do Mato Grosso. Revista Científica da Universidade do Mato Grosso, Cuiabá, v. 6, n. 10, p. 9-19, 1997.

CINICI, A. From caterpillar to butterfly: a window for looking into students’ ideas about life cycle and life forms of insects. Journal of Biological Education, 47(2), 84-95. 2013.

COSTA, D. P.; LUIZI-PONZO, A. Introdução: as Briófitas do Brasil. In: FORZZA, R.; LEITMAN, P. M.; COSTA, A.; CARVALHO JUNIOR, A. A.;PEIXOTO, A. L.; WALTER, B. M. T.; BICUDO, C.; ZAPPI, D.; COSTA, D. P.; LLERAS, E.;MARTINELLI, G.; LIMA, H. C.; PRADO, J.;STEHMANN, J. R.; BAUMGRATZ, J. F. A.; PIRANI,J. R.; SYLVESTRE, L. S.; MAIA, L. C.; LOHMANN,L. G.; PAGANUCCI, L.; SILVEIRA, M.; NADRUZ,M.; MAMEDE, M. C. H.; BASTOS, M. N. C.;MORIM, M. P.; BARBOSA, M. R.; MENEZES, M.;HOPKINS, M.; SECCO, R.; CAVALCANTI, T.;SOUZA, V. C. (Ed.). Catálogo de plantas e fungos do Brasil. Rio de Janeiro: Centauro, v. 1, p. 61–68. 2012.

DA SILVA, M. M. F.; BARROS, I. O. Briófitas e Pteridófitas: a perspectiva dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental de Jaguaribe, CE. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 6, p. 36-44, 2017.

DOCHY, F. J. R. C.; SEGERS, M.; BUEHL, M. M. The relation between assessment practices and outcomes of studies: The case of research on prior knowledge. Review of Educational Research, 69(2), 145-186. 1999.

FIGUEIREDO, J. A. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade: propostas de atividades didáticas para o estudo das flores nos cursos de ciências biológicas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2009. Disponível em: https://bib.pucminas.br/teses/EnCiMat_FigueiredoJA_1.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024.

FIGUEIREDO, J. A.; COUTINHO, F. A.; AMARAL, F. C. O ensino de Botânica em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 488–498. 2012. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180425150504id_/http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/420/353. Acesso em: 07 nov. 2024.

GARLAND, H. D. Evidence of witnessed community violence in children’s drawings. Dissertation Abstracts International: Section B: The Sciences and Engineering, 65 (12-B), 6650. 2005.

HAMDIYATI, Y.; SUDARGO, F.; REDJEKI, S.; FITRIANI, A. Biology students’ initial mental model about microorganism. Journal of Physics, Conference, 812(1), 012027. 2017.

KARA, F. Use of drawing-writing technique to determine the level of knowledge of pre-service teachers regarding renewable energy source. Journal of Education and Practice, 6(19), 215-225. 2015.

KINOSHITA, L. S. et al. Composição florística e síndromes de polinização e de dispersão da mata do Sítio São Francisco, Campinas, SP, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, p. 313-327, 2006.

KLEIN, E. S. et al. Construindo o conhecimento de Botânica: uma experiência interdisciplinar em Campinas. Ciência e Ensino, n. 10, p. 9-13, jun. 2001.

KURT, H.; EKICI, G.; AKTAS, M.; AKSU, O. Determining biology student teachers’ cognitive structure on the concept of “diffusion” through the free word-association test and the drawing-writing technique. International Education Studies, 6(9), 187-206. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1068704.pdf. 2013a.

KURT, H.; EKICI, G.; AKTAS, M.; AKSU, O. On the concept of “respiration”: Biology student teachers’ cognitive structure and alternative conceptions. International Education Studies, 8(21), 2101-2121. Recuperado de https://academicjournals.org/journal/ERR/article-full-text-pdf/0B3649C41520. 2013b.

LEVIN, I.; BUS, A. G. How is emergent writing based on drawing? Analyses of children’s products and their sorting by children and others. Developmental Psychology, 39 (5), 891-905. 2003.

LIMA, T. A. de. História das ciências no ensino de botânica: abordagens culturais na formação inicial de professores de ciências e biologia. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640106. Acesso em: 07 nov. 2024.

MIYAZAWA, G. C. M. C. et al. Conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre animais e plantas brasileiros. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, promovido por Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, 2015.

MIRAS, M. Um ponto de partida para a aprendizagem significativa de novos conteúdos: Os conhecimentos prévios. Em C. Coll (Ed.), O construtivismo na sala de aula (pp. 57 -77). São Paulo: Ática. 1999.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. In: Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf. Acesso em 09 nov. 2024.

MOREIRA, M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. Temas de ensino e formação de professores de ciências. Natal: EDUFRN. 2012.

NASCIBEM, F. G.; VIVEIRO, A. A. Para além do conhecimento científico: a importância dos saberes populares para o ensino de ciências. Revista Interacções. Lisboa, v. 11, n. 39, jun. 2016. NÚMERO ESPECIAL - XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, [S. l.], 6 mar. 2016.

OLIVEIRA, T. F. de. Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino/aprendizagem das importâncias de briófitas e pteridófitas para o nível de ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso. 2022.

PESTANA, L.T.C. E SOUZA, P.R. Ensino de botânica voltado à educação ambiental na Bacia do Apa. Projeto Água e Cidadania na Bacia do Apa – uma abordagem sistêmica e transfronteiriça na década brasileira da água. In: UFMS (Ed.) Pé na água: uma abordagem transfronteiriça da Bacia do Apa (pp. 01-06). Campo Grande: Editora da UFMS. 2008.

PRIDMORE, P.; BENDELOW, G. Images of health: Exploring beliefs of children using the ‘draw-and-write’ technique. Health Education Journal, 54 (4), 473-88. 1995.

REISS, M. J; TUNNICLIFFE, S. D. Student’s understandings of human organs and organ systems. Research in Science Education, 31, 383-399. 2001.

RENNIE, L.; JAERVIS, T. Children’s choice of drawings to communicate their ideas about technology. Research in Science Education, 25(3), 239-252. 1995.

ROMANO, C. A.; PONTES, U. M. F. A construção do conhecimento científico a partir da intervenção. EBR – Educação Básica Revista, vol.2, n.1, p.127-132. 2016.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?” Estudos avançados 30 (87). 2016.

SALVATIERRA, L. Aplicação do método de desenho associado à escrita para determinação do conhecimento prévio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 159-176, 2020.

SILVA, J. N.; GHILARDI-LOPES, N. P. Botânica no Ensino Fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 115-136, 2014.

SILVA, C. S. F.; LAVAGNINI, T. C.; OLIVEIRA, R. R. Concepções de alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Jaboticabal–SP a respeito de evolução biológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: EDUFSC, 2009.

TAPSELL, S. M. Rivers and river restoration: A child’s-eye view. Landscape Research, 22(1), 45-65. 1997.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados 32 (94). 2018.

URSI, S.; SALATINO, A. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: não-percepção botânica como alternativa para "cegueira botânica". Boletim de Botânica, São Paulo, Brasil, v. 39, 2022.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, 61 (2), 82-86. 1999.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, Columbus, v. 47, n. 1, p. 2-9. 2001.

WETTON, N. Draw and Write. Health Educational Unit. University of Southampton: Southampton.1999.

YAYLA, R. G.; EYCEYURT, G. Mental models of pre-service science teachers about basic concepts in chemistry. Western Anatolia Journal of Sciences, 285-294. Recuperado de http://webb.deu.edu.tr/baed/giris/baed/ozel_sayi/285-294.pdf. 2011.

Downloads

Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

Categorias

Como Citar

Concepções prévias de estudantes do sétimo ano do ensino fundamental sobre plantas e suas aplicações no cotidiano através de desenho associado à escrita. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1630. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1630. Acesso em: 24 out. 2025.