Um conhecimento sobre a formação de professores de educação física na perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1061Palavras-chave:
Inclusão, Formação de Professores, Educação FísicaResumo
A inclusão é uma realidade que deve estar presente em todos os ambientes e, principalmente, no âmbito escolar brasileiro. Um sistema educacional inclusivo não é só inserir alunos com deficiência na escola regular, é reconhecer que todos os alunos podem aprender, é atender às necessidades de todos e por fim, os professores compreenderem que o método de ensinar está em constante evolução. O objetivo deste estudo foi descrever a trajetória das políticas de formação inclusiva na graduação de professores de Educação Física para inserção de alunos com deficiência. Metodologicamente, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa a partir da análise de dados de forma indutiva o qual se constituiu através de uma pesquisa bibliográfica. Como resultado se espera que este estudo colabore com a atuação dos futuros professores e, também, com discussões e debates no meio acadêmico sobre a inclusão do aluno com deficiência.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Salete Fábio (org.). Educação inclusiva: v.3: a escola. Brasília: MEC/SEE, 2004.
ARAÚJO, Raffaelle Andrade dos Santos. A educação física na formação inicial: prática pedagógica e currículo. São Luís: Gráfica e Editora, 2014.
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física Escolar: uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Bauru, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363>. Acesso em: 20 abr. 2018.
BORGES, Everton Cardoso. Formação de professores para inclusão de pessoas com deficiência intelectual: análise de um currículo de licenciatura em Educação Física. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016. Disponível em: < http://ri.ufmt.br/handle/1/1025 >. Acesso em: 15 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CFE nº 69/1969. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/parecer-69-69/>. Acesso em: 15 mar. 2017.
______. Ministério da Educação. Resolução CFE nº 03, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Disponível em: <http://crefrs.org.br/legislacao/pdf/resol_cfe_3_1987.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2018.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em: 03 fev. 2017.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria n.º 1793, de dezembro de 1994. Institui a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria1793.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2019.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994b.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2005.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 14 set. 2018.
______. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002a. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 02 fev. 2018.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002b. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2018.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/ CES n° 7, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2017.
______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: SEDH/CORDE, 2007.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/ SEESP, 2008.
______. Estatuto da pessoa com deficiência. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2018a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2019.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 06, de 18 de dezembro de 2018b. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 jan. 2019.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: MEC/SEMESP, 2020.
DE MARCO, Ademir (org.). Educação Física: cultura e sociedade – contribuições teóricas e intervenções da educação física no cotidiano da sociedade brasileira. 6ª ed. Campinas – SP: Papirus, 2013.
FERNANDES, Sueli Fundamentos para educação especial. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2011.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos (org.). Formação Profissional em Educação Física e o mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005.
GATTI, Bernadete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out-dez, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.
GAYA, Adroaldo. Ciências do movimento humano: Introdução a metodologia da pesquisa. Artmed. 2008.
MANTOAN. Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, M.; MARTINS, S. (org.). Escola inclusiva. São Carlos: EdUFSCar, 2002, p. 61-85.
______. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. São Carlos. v.11, n. 33, p. 387-559, set/dez, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a02v1133.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2018.
NÓVOA, António. Vidas de Professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. (Coleção Ciências da Educação).
SANTIAGO, Leonéa Vitoria; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico (orgs). Diferentes olhares sobre a educação física na escola. Maceió: EDUFAL, 2005.
SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: histórias e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2012.
SOLER, Reinaldo. Educação física inclusiva: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2009.
TARDIF, Maurice. Didática, currículo e saberes escolares. Vera Maria Candau (org.). 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.
_____. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.
PAPIM, Ângelo Antônio Puzipe; ARAUJO, Mariane Andreuzzi. de; PAIXÃO, Kátia de Moura Graça; SILVA, Glacielma de Fátima da (orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.
ZIESMANN, Cleusa Inês; GUILHERME, Alexandre Anselmo. Inclusão no Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: um estudo de caso. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí. Ano 35, nº 110, jan/abr 2020. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9090>. Acesso em: 12 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.86-104.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Giselle Fontenelle de Matos, Vinícius Denardin Cardoso, Lucas Portilho Nicoletti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.