A política de expansão do ensino superior

O REUNI como instrumento de interioroização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1035

Palavras-chave:

Ensino Superior, Reuni, Políticas públicas

Resumo

O texto é parte da etapa obrigatória e necessária da disciplina Educação, Políticas Públicas Educacionais: Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação  do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDA/EDUCANORTE. Trata-se de um Ensaio de caráter bibliográfico no qual procuramos refletir a partir de uma perspectiva sociológica, sobre a Política de expansão e interiorização do Ensino Superior nos governos do Partido dos Trabalhadores e consequências para as Políticas de Ensino Superior no Brasil. Com efeito, o trabalho está dividido em quatro partes incluindo a introdução e a conclusão: no primeiro momento tratamos sobre as Política de Educação Superior no âmbito dos governos petista, e no segundo  momento trazemos uma discussão sobre o REUNI como um novo modelo de Ensino Superior a partir do contexto político progressista que prioriza a implementação de políticas pública em busca de equidade inclusão. E finalmente, à guisa de considerações finais, procurar analisar como a política e o modelo de Ensino Superior se articulam no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.  

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Biografia do Autor

  • Waldemar Moura Vilhena Júnior, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, Licenciado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/FACED/UFAM. Experiências com Extensão Rural e Reformas Agrária. Interesse na Área das Ciências Humanas - Sociologia, Filosofia e Educação. Trabalhos desenvolvido com a Educação do Campo no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA e assessoria em um projeto de Formação Continuada de Professores de Ensino de Ciências. Consultor do Território da Cidadania Sul de Roraima. Desenvolvemos atividades junto ao Projovem Campo - Saberes da Terra. Professor substituto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEDUCAR da Faculdade de Educação da UFRR. Coordenador de eixo do Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Estadual de Roraima. Ocupou a função de Diretor no Instituto de Amparo a Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima- IACTI - RR. Atualmente trabalho como Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais da UERR. Doutorando no Programa EDUCANORTE.

  • Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

    É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Nasceu no estado do Amazonas, no Município de Manaus. Em 2002 recebeu o título de Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas se voltam para os temas relacionados a Estado, Sociedade e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Trabalho e Relação Público/Privado em Educação. É autora de quatro livros e diversos artigos em periódicos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM/Brasil. Esteve, em 2020, como Academic Visitor na University of Oxford, desenvolvendo pesquisa junto ao Latin American Centre sobre o "Retorno às Aulas na Educação Básica no Amazonas/Brasil e os Impactos da Pandemia da COVID-19". É Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), concluiu Mestrado (1997) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2008/2009). Foi eleita Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, cumprindo mandato de Julho/2009 a Junho/2013. Exerceu a Direção da Faculdade de Educação da UFAM entre 2014 e 2017. Desenvolve estudos, também, nos temas: Financiamento e Administração da Educação Pública; Sociologia do Trabalho; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores.

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Publicado

28/07/2022

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

A política de expansão do ensino superior: O REUNI como instrumento de interioroização. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 5–13, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v15i1.1035. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1035. Acesso em: 4 dez. 2024.

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