Experiências de implantação de classe hospitalar no Brasil
Impasses e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.971Palavras-chave:
Educação, Classe Hospitalar, Relatos de Experiência, ImplantaçãoResumo
Compreende-se a classe hospitalar como um direito adquirido por crianças e adolescentes que se encontram em tratamento contínuo ou internados em ambientes hospitalares que os têm colocado em condição desassistida pelas escolas. A partir do pressuposto que o suporte pedagógico hospitalar é de suma importância, coube ao presente trabalho de pesquisa analisar as experiências em classes hospitalares publicados entre 2007 e 2014, identificando as principais dificuldades destes serviços, através de uma revisão integrativa. Apenas 6 artigos foram incluídos na revisão, indicando o escasso debate sobre o tema. O estudo chama a necessidade de se ampliar o debate sobre o tema, através da descrição de experiências semelhantes, auxiliando a transformação da atual situação deste serviço no país.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Classe Hospitalar, Relatos de Experiência.
Downloads
Referências
ASSIS, Walkíria de. Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo: Phorte, 2009.
BASSO, Regina Maria Fialkoski. Professor na escolarização hospitalar. In: PEREIRA, R. F. P. G. (org.) Escolarização hospitalar: um espaço desafiador. Curitiba: Appris, 2017, pp.69-85.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.mec.gov.br. Acesso em: 10.dez.2017.
______. Direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Diário Oficial, Brasília, 17 out. 1995. Seção 1, p. 319-320. Disponível em: <http://www.mec.gov.br. Acesso em: 10.dez.2017.
______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial, Brasília, DF, 13 jul. 1990.
______. (1994). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF (Mensagem especial, v. 1). Disponível em: <http://www.mec.gov.br. Acesso: 10.dez.2017.
______. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 10.dez.2017.
______. Portal de notícias do MEC. 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/53301-mec-retoma-atencao-ao-atendimento-pedagogico-de-alunos-em-hospitais. Acesso em: 18.dez.2017.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 10.dez.2017.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O Direito à Educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-direito-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-um-campo-de-atua%C3%A7%C3%A3o-do-gestor-educacional-na-escola (Postado em 2011). Acesso em: 13.jan. 2018.
FERREIRA, Mayara Kelly Moura; GOMES, Ilvana Lima Verde; FIGUEIREDO, Sarah Vieira; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira; PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos. Crianças e adolescentes cronicamente adoecidos e a escolarização durante a internação hospitalar. Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, n. 1, p. 639-635, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
______. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORAES, Amaury César. As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura: tentando uma abordagem. Disponível em:<http://macsul.wordpress.com/2008/07/31/as-diretrizes-curriculares-nacionais-para-os-cursos-de-licenciatura-tentando-uma-abordagem. Acesso em: 17.mar.2010.
PEREIRA, Rozeli de Fátima Pissaia Gabardo (org.). Escolarização Hospitalar: um espaço desafiador. Curitiba: Appris, 2017.
RODRIGUES, Ana Eliza Belizário; SOUZA, Neila Santini; DUARTE, Maria de Lourdes Custódio; VIANA, Kelly Ribeiro de Freitas; TEIXEIRA, Carén Marielle Dornelles Teixeira; SIQUEIRA, Josimar da Fontoura. Desafios e potencialidades da classe hospitalar em um hospital geral: relato de experiência. Revista de Enfermagem – UFPE on-line, v. 8, n.8, p. 2920-2924.
RODRIGUES, Ana Eliza Belizário; SOUZA, Neila Santini; SILVEIRA, Andessa da; NEVES, Eliane Tatsch; BORBA Regina Issuzu. Processo de implementação da classe hospitalar em unidade de internação pediátrica: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros e Pediatras, v.14, n.1, p. 27-32, 2014.
ROLIM, Carmem Lúcia Artioli; GÓES, Maria Cecília Rafael. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalares e escolar. Revista Educação e Pesquisa, v.35, n.3, p.509-523, 2009.
SANT’ANNA, Alecsandra dos Reis Zucoloto ; SOEIRO, Wailla Paola ; PINTO, Leiza de Oliveira. Pedagogia hospitalar: uma modalidade de ensino em diferentes olhares. 2011. 74f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Programa de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Escola Superior de Ensino Anísio Teixeira, Serra -Espírito Santo.
SCHMENGLER, Angélica Regina; FREITAS, Soraia Napoleão Freitas; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Acessibilidade no atendimento educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma Classe Hospitalar do estado do Rio Grande do Sul. Revista Práxis Educativa, v.13, n. 1, p. 128-144, 2018.
SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves; SILVA, Luanna Kellen Pereira; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; SOUZA, Mário José de. Educação Inclusiva: atendimento educacional em um hospital de tratamento ao câncer em Goiás. Revista EDaPECI, v.16, n.3, p. 427-441, 2016.
VIEIRA, Francileide Batista de Almeida. A Classe Hospitalar como garantia de direito à educação no contexto das políticas educacionais inclusivas. In: CALDAS, Iana Fernandes Prereira; FERREIRA, Helena Perpétua de Aguiar.; PACHECO, Mirta Crsitina Pereira. Classe Hospitalar: a tessitura das palavras entre o escrito e o vivido. Curitiba: Appris, 2016. pp. 19-31.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2021 Karine de Alcântara Figueiredo, Tânia Cristina de Oliveira Valente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.