A integração de um aplicativo de química em uma sequência didática à luz dos princípios de David Ausubel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.649

Palavras-chave:

Aprendizagem, Linguagem, Macroscópica, Microscópica, Química

Resumo

Este artigo é um recorte do resultado de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e tem como objetivo apresentar as análises das aprendizagens dos conceitos das linguagens da Química por meio da aplicabilidade de um aplicativo de química (AppQ) em alunos da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalves Dias do município de Boa Vista, no estado de Roraima. Buscou-se potencializar a aprendizagem por meio de uma sequência didática, integrando um aplicativo de química à luz dos princípios da Teoria de David Ausubel no estudo conceitual científico do conteúdo: Matéria, energia e mudanças de estado físico. O estudo teve característica exploratória de abordagem mista qualitativa e quantitativa com enfoque nos aspectos qualitativos, de uma pesquisa de campo por meio da investigação participativa. Os dados foram obtidos por meio de pré-teste, atividade formativa e pós-teste. Os resultados apontaram que a sequência didática integrando o aplicativo de química teve um efeito significativo na aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos científicos da linguagem macroscópica, bem como apontaram implicações para a aquisição da linguagem microscópica contidos no conteúdo de Matéria, energia e mudanças de estado físico.

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Biografia do Autor

  • Luciana da Silva Bekman, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2004), especialização em Educação Profissional pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2009) e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Estado de Roraima.

  • Régia Chacon Pessoa de Lima, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduação em Quimica Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: método Pechini, método do citrato precursor, zircônia, cerâmica magnética, ferritas, radiação eletromagnética, materiais magnéticos e materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em alta frequência. Atualmente é professora doutora nível I da Universidade Estadual de Roraima. Atua como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência da Universidade Estadual de Roraima, atuando nas linhas de pesquisa: Espaços não formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências e Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências.

  • Lucas Cavalcante de Almeida, Secretaria Estadual de Educação de Roraima

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2002), graduação em Sociologia pela Universidade Estadual de Roraima(2014) e especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão(2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. 

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Publicado

22/09/2021

Como Citar

A integração de um aplicativo de química em uma sequência didática à luz dos princípios de David Ausubel. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13–38, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.649. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/649. Acesso em: 23 nov. 2024.

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