Produção de maquete como material didático para o ensino de Geografia na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista, Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1347

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Ensino, Geografia

Resumo

O ensino de Geografia no Brasil ainda é pautado em um modelo tradicional, que privilegia a memorização de conceitos e dados. Esse modelo não contribui satisfatoriamente para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, que são levados a decorar o conteúdo sem compreendê-lo de forma significativa. No sentido de romper com esse modelo tradicional, emergem diferentes propostas didáticas e metodológicas para promover aulas mais comprometidas em despertar nos estudantes o pensamento crítico acerca de seu cotidiano. Dentre elas, os materiais didáticos são importantes instrumentos que podem auxiliar o professor em sala de aula, dando dinamicidade ao conteúdo abordado e contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa. Este artigo é uma proposta de contribuir para a superação do modelo tradicional de ensino de Geografia. Seu objetivo é apresentar metodologias para a criação de materiais didáticos para essa disciplina, a partir da experiência acadêmica. Os procedimentos metodológicos deste artigo foram divididos em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma revisão teórica sobre o tema, com o objetivo de fundamentar as metodologias apresentadas na segunda etapa. Na segunda etapa, fora desenvolvido as maquetes enquanto materiais didáticos pelos alunos 6° do ensino fundamental da Escola Estadual 13 de Setembro, localizada em Boa Vista-RR.  A produção das maquetes se deu de forma contextualizada com os conteúdos abordado nas aulas de Geografia, de modo a promover a aprendizagem significativa dos estudantes.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eleutério da Silva Magalhães Neto, Universidade Estadual de Roraima

    Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2021) e em Pedagogia através do Centro Universitário - CLARETIANO (2022). Especialista em Educação Inclusiva, pela Faculdade FOCUS (2023). Atualmente é aluno do curso de Especialização em Geografia com Ênfase em Ensino da (UERR) e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Roraima (PPG-GEO/UFRR). Integra o Grupo/Laboratório de Educação Geográfica da Amazônia (LEGAM-UFRR). 

  • Márcia Teixeira Falcão, Universidade Estadual de Roraima

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Roraima, Mestra em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima e Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade - Museu Paraense Emílio Goeldi / Universidade Federal do Pará.  É docente do curso de Especialização em Geografia com ênfase em ensino da UERR e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRR (PPG-GEO/UFRR) nível Mestrado acadêmico.

Referências

CAVALCANTI, Lana. S. A Geografia Escolar e a Cidade; Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. 190p.

COSTA, M. S.; DAMASCENO, M. F. B.; MUNIZ, A. O uso da música e das imagens como fonte de aprendizado no ensino de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 9, n. 16, 2018, p.92-105.

FIORI, V. Reflexões sobre procedimentos e práticas de ensino em geografia. Práticas de ensino em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Cruzeiro do Sul Virtual, 2019.

FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.120p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social/Antonio Carlos Gil. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

MOREIRA JÚNIOR, O. As cidades pequenas como componente curricular para a geografia escolar. Formação, v. 02, n.23, 2016, p.20-37.

RORAIMA. Documento Curricular de Roraima / Roraima,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_rr.pdf. Acesso em 27/12/2023.

Downloads

Publicado

16/05/2024

Como Citar

Produção de maquete como material didático para o ensino de Geografia na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista, Roraima. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 6–14, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i1.1347. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1347. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 155

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.