A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE GALPERIN

Autores

  • Silvana Lopes Goiabeira Universidade Estadual de Roraima
  • Cristina Maria Costa do Nascimento
  • Patrícia Macedo Castro UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/125

Resumo

Este artigo aborda reflexões com bases epistemológicas sobre o uso da metodologia resolução de problemas no ensino de ciências em consonância com o lúdico na perspectiva teorizada por Galperin. Considerando a dificuldade por parte dos educadores em utilizar a problematização no contexto do ensino de ciências e a deficiência dos estudantes em solucionar problemas, o objetivo do trabalho foi apresentar princípios capazes de nortear o professor em sua prática docente a fim de despertar no aluno a um olhar reflexivo sobre conhecimento científico por meio de situações problemas através de jogos educativos articulado com a Formação por Etapas das Ações Mentais. Fundamentado a partir de pesquisa bibliográfica no intuito de subsidiar uma reflexão sobre um ensino problematizador com emprego do jogo pedagógico capaz de auxiliar o desenvolvimento cognitivo do educando dentro da teoria formulada por Galperin.

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Publicado

07/12/2018

Como Citar

A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE GALPERIN. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 33–51, 2018. DOI: 10.24979/125. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/125. Acesso em: 22 dez. 2024.