Perspectiva emancipatória de Paulo Freire para inclusão de estudantes migrantes
DOI:
https://doi.org/10.24979/9a60r029Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação, Inclusão, MigrantesResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar contribuições da Pedagogia de Paulo Freire para a inclusão de estudantes migrantes e analisar alguns de seus pensamentos teóricos que podem ser lidos sob o olhar da migração em contexto escolar. Para isso, buscou-se as reflexões em 2 obras importantes de Freire: Educação para prática da liberdade (1987); Pedagogia da esperança (1992). A justificativa deste estudo se dá pela consciência de que o Estado de Roraima, nos últimos 7 anos, apresenta um contexto social altamente marcado pela migração de venezuelanos e venezuelanas, ou seja, houve um aumento significativo de imigrantes venezuelanos matriculados nas escolas municipais, especialmente na capital Boa Vista-RR. A pesquisa é de abordagem qualitativa e consistiu em uma análise teórica bibliográfica das obras citadas. Os resultados apontam a necessidade de uma base teórica que fundamente a inclusão de estudantes migrantes nas escolas municipais, para nosso caso de estudo, torna-se pertinente, visto que há uma realidade de xenofobia em relação às crianças venezuelanas. Mesmo que algumas universidades, em Roraima, já tenham estudos sobre a inclusão de migrantes, é importante aproveitar as inspirações encontradas nas entrelinhas dos textos de Freire, para motivar a construção de políticas públicas migratórias de inclusão de estudantes migrantes que contemple as diversidades culturais e linguísticas e o respeito às diferenças.
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