Perspectiva emancipatória de Paulo Freire para inclusão de estudantes migrantes

Autores

  • Valdiza dos Santos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.24979/9a60r029

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Inclusão, Migrantes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar contribuições da Pedagogia de Paulo Freire para a inclusão de estudantes migrantes e analisar alguns de seus pensamentos teóricos que podem ser lidos sob o olhar da migração em contexto escolar. Para isso, buscou-se as reflexões em 2 obras importantes de Freire: Educação para prática da liberdade (1987); Pedagogia da esperança (1992). A justificativa deste estudo se dá pela consciência de que o Estado de Roraima, nos últimos 7 anos, apresenta um contexto social altamente marcado pela migração de venezuelanos e venezuelanas, ou seja, houve um aumento significativo de imigrantes venezuelanos matriculados nas escolas municipais, especialmente na capital Boa Vista-RR. A pesquisa é de abordagem qualitativa e consistiu em uma análise teórica bibliográfica das obras citadas. Os resultados apontam a necessidade de uma base teórica que fundamente a inclusão de estudantes migrantes nas escolas municipais, para nosso caso de estudo, torna-se pertinente, visto que há uma realidade de xenofobia em relação às crianças venezuelanas. Mesmo que algumas universidades, em Roraima, já tenham estudos sobre a inclusão de migrantes, é importante aproveitar as inspirações encontradas nas entrelinhas dos textos de Freire, para motivar a construção de políticas públicas migratórias de inclusão de estudantes migrantes que contemple as diversidades culturais e linguísticas e o respeito às diferenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ACNUR; OIM. R4V: Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela. Brasília: ONU Brasil, 2022. Disponível em: https://www.r4v.info/pt/brazil. Acesso: 13 jul. 2022.

BARZOTTO, Valdir Heitor. Nem respeitar, nem valorizar, nem adequar as variedades lingüísticas. Revista ECOS, v. 2, n. 1, 2007.

BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 25 de maio de 2017.

DE ALMEIDA CHACON, Daniel Ribeiro. Pedagogia da resistência: Escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire. Editora Vozes, 2021.

DE CARVALHO, Alonso Bezerra; BROCANELLI, Cláudio Roberto; DE SOUZA SANTOS, Genivaldo (Ed.). Pensamento Latino-Americano e Educação: por uma ética situada. Marília: Editora Oficina Universitária, 2020.

DE FREITAS, Luiz Carlos. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 6, n. 1, p. 48-59, 2014. Disponível em:https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12594/8857. Acesso em: 19 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. Educação para prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra Ltda, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomaz Tadeu da Silva (Org.) - Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.

VEIGA-NETO, Alfredo. Neoliberalismo, Império e Políticas de Inclusão – problematizações iniciais. In: A educação e a inclusão na contemporaneidade. Cinara Franco Rechico; Vanessa Gadelha Fortes (Orgs.) - Boa Vista: Editora da UFRR, 2008. p.11-28.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

Perspectiva emancipatória de Paulo Freire para inclusão de estudantes migrantes. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 54–62, 2023. DOI: 10.24979/9a60r029. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1207. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

151-160 de 162

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.