Mudanças no perfil migratório e desafios no acolhimento escolar de crianças até 12 anos
Um olhar a partir da evolução das matrículas de 2010 a 2020 nas cinco regiões do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1483Palavras-chave:
Imigração, Imigração infantil, Perfil migratório, Acolhimento escolarResumo
Este artigo analisa as nacionalidades de crianças de 0 a 12 anos matriculadas na educação básica no Brasil entre 2010 e 2020, destacando a importância de políticas públicas e formação de professores para lidar com a diversidade cultural e o acolhimento de crianças imigrantes. A análise enfatiza o aumento expressivo de matrículas de crianças venezuelanas, haitianas e de outras nacionalidades do Sul Global, evidenciando a crescente diversidade nas escolas brasileiras. O estudo sublinha a importância de uma educação inclusiva, que não se limite à adaptação unilateral, mas que promova a valorização das identidades culturais desses alunos. Por fim, conclui-se que, para promover um ambiente escolar justo e inclusivo, é necessário fortalecer o sentimento de pertencimento e combater a discriminação, garantindo que a história e a cultura dos alunos imigrantes sejam respeitadas e integradas ao cotidiano escolar.
Downloads
Referências
ASSIS, M. O Alienista. São Paulo: FTD, 1994. Originalmente publicado em 1882.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 7 out. 2024.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar da Educação Básica, 2010; 2011; 2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017; 2018; 2019; 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em: 04 out. 2024.
CORAK, Miles. Age at Immigration and the Education Outcomes of Children. Analytical Studies Branch Research Paper Series, Canada, out. 2011. Disponível em: https://www150.statcan.gc.ca/n1/en/pub/11f0019m/11f0019m2011336-eng.pdf?st=o0tf6Xd3. Acesso em: 16 set. 2024.
CORRÊA, Cristia Gonçalves Lopes. A relação entre afeto e cognição: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 28, 2024. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392024-257346.
DAL'MAS, Ítalo. Da colonização à imigração no Brasil. São Paulo: Gráfica Editora Hamburg, 1975.
HOOKS, Bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022.
MAGNUSON, Katherine; LAHAIE, Claudia; WALDFOGEL, Jane. Preschool and school readiness of children of immigrants. Social Science Quarterly, dez. 2006. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/42956605. Acesso em: 16 set. 2024.
MENEZES, Lena Medeiros de. Imigração: aportes historiográficos. In: REZNIK, Luís. História da imigração no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2020. p. 17-38.
PARAGUASSU, Fernanda. Narrativas de infâncias refugiadas: a criança como protagonista da própria história. Rio de Janeiro: MAUAD, 2022.
WINNICOTT, D. W. O que entendemos por uma criança normal? In: WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Jeruza Santos Nobre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.