Mudanças no perfil migratório e desafios no acolhimento escolar de crianças até 12 anos

Um olhar a partir da evolução das matrículas de 2010 a 2020 nas cinco regiões do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v18i1.1483

Palavras-chave:

Imigração, Imigração infantil, Perfil migratório, Acolhimento escolar

Resumo

Este artigo analisa as nacionalidades de crianças de 0 a 12 anos matriculadas na educação básica no Brasil entre 2010 e 2020, destacando a importância de políticas públicas e formação de professores para lidar com a diversidade cultural e o acolhimento de crianças imigrantes. A análise enfatiza o aumento expressivo de matrículas de crianças venezuelanas, haitianas e de outras nacionalidades do Sul Global, evidenciando a crescente diversidade nas escolas brasileiras. O estudo sublinha a importância de uma educação inclusiva, que não se limite à adaptação unilateral, mas que promova a valorização das identidades culturais desses alunos. Por fim, conclui-se que, para promover um ambiente escolar justo e inclusivo, é necessário fortalecer o sentimento de pertencimento e combater a discriminação, garantindo que a história e a cultura dos alunos imigrantes sejam respeitadas e integradas ao cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

  • Jeruza Santos Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pedagoga, psicopedagoga escolar especialista em atendimento educacional especializado. Mestra e doutoranda em educação.

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Publicado

06/05/2025

Como Citar

Mudanças no perfil migratório e desafios no acolhimento escolar de crianças até 12 anos: Um olhar a partir da evolução das matrículas de 2010 a 2020 nas cinco regiões do Brasil. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 57–70, 2025. DOI: 10.24979/ambiente.v18i1.1483. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1483. Acesso em: 7 maio. 2025.

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